México

Um dia em Cozumel: um dos destinos mais bonitos do Caribe.

Cozumel era um dos destinos que mais tínhamos interesse em conhecer no Caribe Mexicano, pois o destino é um dos mais cobiçados do mundo para prática do mergulho, é a maior ilha do país com mais de 110 mil habitantes e possui um dos azuis mais incríveis de todo o México.

Optamos por incluir Cozumel na nossa segunda parte da viagem, exatamente quando trocamos nossa base de Cancún por Playa del Carmen. Cozumel fica localizada praticamente em frente à Playa de Carmen a uma hora de ferry, espécie de barco bastante confortável e que comporta centenas de passageiros.

Nós fizemos todos os nossos passeios e transfers no México com a @attravel , empresa de brasileiros situada em Cancún que é especializada em todos os tours que existem a região.

Nosso tour começou às 8:30 horas da manhã quando o pessoal da @attravel nos pegou no hotel e nos levou até o porto de Playa del Carmen, local de onde partem os barcos até Cozumel. O porto é bem organizado e fica situado no fim da Quinta Avenida, principal rua de Playa del Carmen e junto com o complexo La Isla, shopping bem conhecido na cidade.

O pessoal da empresa entregou nossos tickets do ferry e embarcamos no confortável barco no trajeto de uma hora até Cozumel. A viagem é bem tranquila, porém, se tiver facilidade de enjoar recomendo tomar um remédio de náusea, pois a depender das condições do mar o barco balança um pouco.

Assim que chegamos em Cozumel nassa guia Nicole nos pegou no porto e fomos direto para nossa primeira parada: o Parque Natural Chankanaab, local repleto de atrações e atividades.

No Parque é possível fazer mergulho de cilindro, snorkeling, nadar com golfinhos, tirolesa, entre varias outras atividades. Como tenho curso de mergulho e sou um apaixonado pelo mar optei por contratar a mergulho de cilindro.

O mergulho em Cozumel é simplesmente incrível. Para se ter uma noção da grandiosidade das belezas o oceonógrafo Jacques Custeur elencou Cozumel como um dos melhores destinos do mundo para a prática do mergulho.

Fiz um mergulho de cerca de 50 minutos com profundidade máxima de 8 metros. Durante o mergulho é possível ver vários Cardumes de peixes, lagostas, arraias, corais e algumas estátuas que foram colocadas no fundo do oceano.

A visibilidade de Cozumel é simplesmente impressionante. Parece que estamos mergulhando dentro de um aquário repleto de peixes.

Uma coisa bacana é que para fazer o mergulho neste local não precisa de certificação. Para os iniciantes é possível fazer o batismo e explorar o fundo do mar pela primeira vez. Garanto que será amor à primeira vista.

Depois do mergulho almoçamos no parque (almoço já incluído no passeio) e seguimos de Jeep para explorar a ilha. A ilha é imensa e conhecemos duas das suas principais atrações: o Farol Celaraín, farol que possui uma vista linda da Punta Sur de Cozumel e a paradisíaca praia El Cielo, considerada a Praia mais bonita da ilha.

Depois de visitar essa duas atrações que ficam próximas uma da outra fomos retomando para o porto da ilha, mas antes paramos em uma fábrica de Tequila, bebida típica mexicana, e fizemos uma degustação de vários tipos de Tequilas. Bastante interessante!

Por fim, voltamos para o centro San Miguel de Cozumel onde tivemos um pequeno tempo livre para passear pelas suas ruas e depois embarcamos no ferry das 18:30 horas e chegamos em Playa del Carmen às 19:00 horas.

Valeu muito a pena fazer esse passeio. Recomendamos sem dúvida para todos os que vão para essa parte do México. Vejam o nosso vídeo com os melhores momentos do nosso passeio.