Mendoza / Argentina - O paraíso dos vinhos e da boa gastronomia

  • 02 de outubro de 2014
Mendoza / Argentina - O paraíso dos vinhos e da boa gastronomia


A cidade de Mendoza foi uma grata surpresa em nosso roteiro pela Argentina e pelo Chile. Já imaginávamos que a cidade possuía ótimas vinícolas, porém não sabíamos da excelente gastronomia, dos bons hotéis e da linda cidade repleta de praças.

 

Neste post vamos dar dicas de Mendoza, na Argentina, que é uma das maiores produtoras de vinho do mundo e a maior da América Latina, representando 70% do vinhedo argentino. 

 

Mendoza é uma grande cidade da Argentina, mas não tem, nem de longe, a agitação de Buenos Aires. Cortada por largas avenidas e cheia de belas praças e parques, que formam um verdadeiro xadrez retangular e simétrico, é uma cidade que permite ao visitante se orientar facilmente.

 

Vinhedos com a Cordilheira dos Andes ao fundo.

 

Para os amantes da boa culinária e dos bons vinhos, Mendoza é um destino imperdível. A cidade conta com centenas de Bodegas (leia-se vinícolas) e uma infinidade de ótimos restaurantes, alguns deles com os mais renomados chefs da Ámerica do Sul.

 

Degustação de vinhos na Bodega Ruca Malen.

 

Como ir para Mendoza?

 

Avião - O aeroporto El Plumerillo fica a aproximadamente 10 km da cidade de Mendoza. Há vôos diretos de Buenos Aires, e o tempo de viagem é de 1h e 50 minutos. Já de Santiago, no Chile o voo dura 45 minutos.

 

Ônibus - De Buenos Aires (Terminal Retiro), a Mendoza são 14 h de viagem. De Santiago do Chile, a Mendoza, 6h30. De Córdoba a Mendoza, 7h15.

 

Carro - De Buenos Aires a Mendoza pegue a RN 7. São 1.050 km de distância. De Córdoba a Mendoza pegue a RN 20 e depois a RN 142: são 680 km. De Santiago são 6 horas.

 

Onde se hospedar:

 

A cidade conta com uma vasta rede hoteleira com preços bastante acessíveis. Os principais hotéis da cidade são: Hotel Hyatt, Diplomatic, Sheraton, Intercontinental, Raices Aconcágua, entre outros.

 

Ficamos hospedados no hotel Hyatt e adoramos. Na realidade o hotel é uma atração a parte. Conta com três ótimos restaurantes, SPA e bares. Quer saber mais sobre o Hotel? Escrevemos um post específico sobre ele. CLIQUE AQUI.

 

Hotel Hyatt.

 

O hotel fica localizado em frente a praça independência, a principal praça da cidade, próximo ao comércio e dos principais restaurantes da cidade. FAÇA SUA RESERVA CLICANDO AQUI.

 

Arquitetura diferenciada das vinícolas.

 

Mendoza é uma daquelas cidades que podem ser visitadas todo o ano, mas o melhor período é a época da colheita das uvas, pois é neste período (mês de março) que se pode observar todo o processo de produção nas vinícolas.

 

Bodegas.

 

Como conhecer as vinícolas:

 

Existem duas formas de se conhecer as vinícolas, uma seria através de aluguel de carro e outra por remisses (motoristas particulares).

 

 

O aluguel de carro sai mais em conta, porém é mais arriscado pois o GPS não leva para todas as vinícolas e além disso, a Argentina possui leis rigorosas em relação a dirigir sob efeito do álcool.

 

 

Os remisses têm o preço mais elevados, mas possui algumas vantagens como reserva de vinícolas e ter um guia/motorista explicando toda a história da região. Fizemos todos os nossos passeios com a empresa Nossa Mendoza com o Motorista e proprietário chamado Santiago. Adoramos tudo, desde a pontualidade ate a indicação das melhores Bodegas e restaurantes. Segue o whats app para os interessados +5492615260932 ou e-mail para cotação [email protected] . Obs.: praticamente todas as vinícolas precisam de reservas! Várias vinícolas contam com almoço estilo menú degustação e vale muito a pena almoçar nelas.

 

Principais vinícolas:

 

Os três principais vales de produção de vinho de Mendoza são:

 

(i) Vale do Maipu - as principais Bodegas (maneira que os argentinos chamam as vinícolas)  desta região são:  Domaine St. Diego, Familia Zuccardi, Familia Di Tommaso, Finca Flichman, La Rural (Rutini), Lopez, Carianae, Cecchin, Trapiche, Club Tapiz, Tempus Alba, Vistandes;

 

 

(ii) Vale do Uco - é o vale mais afastado, porém conta com várias bodegas de excelente qualidade. As principais são: O. fournier, Bodega La Azul, Poleta Estate e Bodega Salentein;

 

Bodega Salentein no Vale do Uco.

 

(iii) Vale do Lujan de Cuyo. - as principais bodegas dessa região são: Bodega Catena Zapata (uma das bodegas mais conhecidas do mundo), Bodega Ruca Malen, Bodega Diminio del plata e Norton.

 

Vista da Bodega Catena Zapata no Vale do Lujan de Cuyo.

 

Outras atrações:

 

Outra grande atração em Mendoza é o passeio da Alta montanha, que passa pela Ponte del Inca e pelo famoso monte Aconcágua. Esse passeio dura um dia inteiro e pode ser feito tanto por remisse como por conta própria alugando carro.

 

Atrações no centro de Mendoza:

 

As principais atrações da cidade de Mendoza são:

 

(i) as praças da cidade: Mendoza possui muitas praças e uma boa opção é o passeio à pé por elas.

 

 

(ii) Passeio pelo Centro: Mendoza possui um pequeno e agradável centro com diversas lojas e praças. Um passeio interessante é andar pelas ruas do centro e fazer um lanche em um dos seus vários cafés.

 

 

(iii) Parque San Martín: O mais lindo parque da cidade. Em estilo europeu, é obra do paisagista francês Carlos Thays e decorado com estátuas, um espelho d`água, um roseiral e fontes. Do Cerro de la Gloria, uma elevação no parque, tem-se uma vista privilegiada de Mendoza e dos Andes. 

 

Gastronomia:

 

Conforme já falei acima, a gastronomia é um das grandes vertentes da cidade! Durante nossa visita conhecemos vários bons restaurantes. Tanto no centro da cidade como nas Bodegas onde é possível fazer em várias delas almoço harm

 

Os restaurantes mais conhecidos e visitados de Mendoza são: Azafrán, Francis Malmman 1884, Maria Antonieta, Q Grill, Francesco, Siete Cocinas, Ocho Cepas, Anna Bistro e o M Bistro (CLIQUE AQUI E CONHEÇA NOSSA EXPERIÊNCIA EM CADA UM DESSES RESTAURANTES).

 

Restaurante Francis Mallman 1884.

 

Pratos do Francis Mallman, Dominio del Plata e O.Fournier.

 

Onde comprar vinhos em Mendoza?

 

Para quem pretende trazer vinhos, existem duas opções para compra. A primeira delas são nas vinícolas que forem visitadas, pois possuem descontos interessantes para os visitantes e a outra opção e comprando nas lojas da cidade.

 

As melhores são a loja Winery, situada rua Chile 898, e a Sol y Vino, situada na Rua Avenida Sarmiento. Ambas essas lojas possuem bons descontos na compra acima de 6 garrafas. Como sempre que viajamos trazemos várias garrafas em cada um dos lugares.

 

Loja Winery.

 

Fotos das lojas Winery e da Sol y Vino.

 

Para quem gosta de compras e shopping, Mendoza possui um pequeno comércio com algumas lojas e um shopping chamado Mendoza Plaza Shopping.

 

Espero que tenham gostado das dicas e qualquer dúvida que porventura tenham é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los.



Esse artigo foi lido 19708 vezes!

Sobre o Autor

Márcio Aguiar Valença

Um médico que é apaixonado por viagens.

Veja Também