Dicas de Icaraí de Amontada: um paraíso no Ceará

  • 17 de novembro de 2021
Dicas de Icaraí de Amontada: um paraíso no Ceará


Descoberta nos anos 80, Jericoacoara era apenas uma pequena vila de pescadores. Porém, nos últimos anos a cidade cresceu muito, se tornando um dos destinos mais procurados do país. Com a abertura do aeroporto que leva diretamente a Jeri, o acesso ficou ainda mais fácil e com isso, o que era apenas um pequeno vilarejo, transformou-se em uma cidade que cresce cada vez mais, de beleza indiscutível, mas perdendo um pouco do seu ar bucólico.

Há poucos anos , um novo paraíso no Ceará foi descoberto,  Icaraí de Amontada. A comparação com Jeri é inevitável, principalmente pela proximidade dos dois destinos, apenas 90km separam as cidades.  Icaraizinho, como é mais conhecido,  é um pequeno vilarejo, onde exala paz e o tempo passa devagar, por sinal, pressa é uma palavra quase sem serventia. 

Saindo de Fortaleza, sentido litoral oeste, pegamos a CE-085, também chamada de estruturante. Rodovia bem sinalizada e em ótimo estado de conservação. São aproximadamente 169 km até chegar no trevo de  Amontada, onde seguimos  por mais 26km rumo a Icaraizinho. O trecho total da aproximadamente duas horas e meia de carro.  

QUANDO IR:

A  melhor época para conhecer Icaraizinho de Amontada é durante os meses de  agosto até janeiro. Período em que o sol reina e os ventos estão mais fortes. Os meses de setembro a novembro são  de altíssima  estação por ser a época mais procurada para a prática do Kite Surf. 

O período de chuvas acontece entre final de fevereiro  a julho, sobretudo durantes os meses de abril e maio.

ONDE FICAR:

Sem sombra de dúvidas Icaraizinho se tornou tão especial para nós devido nossa escolha de hospedagem. Ficamos na Pousada Vayu, inaugurada em agosto de 2017, tendo como objetivo uma experiência única para cada hóspede.

Pousada Vayu

A pousada conta com apenas nove acomodações, sendo três bangalôs e seis quartos. Ficamos em um dos bangalôs, super romântico e aconchegante, possibilitando uma privacidade ainda maior.  Perfeito acordar, abrir as janelas e ter a vista de todo aquele coqueiral.

Que pousada encantadora, não apenas por ser linda, mas pelo atendimento de todos os funcionários e donos, sempre fazendo o possível para termos uma estadia perfeita. Posso afirmar! Foi mais que perfeita.

Outro ponto que não podemos esquecer de falar é sobre o café da manhã. Era nítido o cuidado e o detalhe de todos os itens. O café era todo posto à mesa com ótimas opções de  frutas, pães, bolos, tapiocas e sucos.

Realmente uma pousada linda, cheia de personalidade e que vai deixar saudades, queremos voltar logo.Com um Custo x Benefício excelente, diárias a partir de 280 reais.

Outra excelente opção é a Pousada Vila Icaraí. A propriedade dispõe de jardim, lounge de uso comum e bar. Na Pousada Vila Icaraí, os quartos estão equipados com mesa de trabalho. Com banheiro privativo, os quartos da Pousada Vila Icaraí também oferecem Wi-Fi gratuito, enquanto alguns quartos também possuem vista da piscina. Clique aqui e faça sua reserva:

Outra pousada bastante procurada é a Aloha Village Bangalos, que fica localizada a 2 minutos a pé da praia. O hotel oferece Wi-Fi gratuito e quartos com ar-condicionado em Icaraí. Confiram tudo desse local clicando aqui:

Icaraizinho, como dito antes ainda é um vilarejo pequeno, porém com ótimos restaurantes e de preços bem acessíveis.

-RESTAURANTE HIBISCO–

Para nós, o melhor restaurante da cidade. Com ambiente acolhedor, o local deixa a todos encantados. Entramos e já podemos sentir o toque da areia nos pés, as mesas ficam espalhadas em um ambiente aberto, com muitas plantas em volta. Entretanto, é no tempero da comida que o restaurante brilha. Comida simples, mas extremamente saborosa. Pedimos um peixe à delícia que estava realmente delicioso. Gostamos tanto do local, que voltamos para jantar no mesmo restaurante, mas dessa vez fomos de pizza, de massa fininha e feita no forno à lenha, também muito saborosa.

-RESTAURANTE DA POUSADA VILLA MANGO-

Tido como o restaurante mais sofisticado de Icaraizinho, resolvemos ir conhecer o local.

Realmente o local é lindo e tem uma vista de impressionar, em cada local um detalhe nos chama a atenção. Porém, esperávamos mais da comida, principalmente devido ao ambiente. Pedimos uma peixada que estava boa, mas nada  demais. O preço cobrado é justo, acho que vale pela experiência e pelo local.

O QUE FAZER:

Espere muita paz e tranquilidade desse paraíso, é um local para esquecer do agito da cidade grande e curtir cada segundo nesse paraíso. 

A praia da Icaraizinho tem uma característica que a diferencia da maioria das praias do litoral cearence, na maré baixa o mar fica calminho e se forma grandes piscinas. E digo mais, quanto a praia [e uma da mais lindas do Ceará. Vale a pena tirar algumas horas para sentar na sobra de um dos vários coqueiros  que percorrem toda a praia para ler um livro ou apenas ficar sem fazer nada.

Um passeio que adoramos fazer foi o de buggy. Fizemos com o Jefson, bugueiro da região que nos mostrou lugares incríveis. Passando pelo parque eólico, indo até a Ilha da Ostras, é um restaurante na beira do mangue, onde o Thiago, proprietário do local, serve ostras bem frescas ,para quem aprecia essa iguaria tenho certeza que vai adorar, mas para que não gosta tem também pratos com camarões.

O passeio termina com um pôr do sol lindíssimo para o Rio Arataiaçu.



Esse artigo foi lido 37331 vezes!

Sobre o Autor

Yago Aguiar e Mariana Marques

Proprietários do instagram @viajando_sem_parar, estudantes de medicina e possuem o de hobby viajar

Veja Também