São Luís é a capital do Maranhão e foi a nossa porta de entrada para conhecer os Lençóis Maranhenses, um dos destinos mais surpreendentes que tivemos a oportunidade de visitar no Brasil e no mundo.
A cidade de São Luís do Maranhão é bastante desenvolvida e possui mais de um milhão de habitantes sendo a maior capital que fica situada em uma ilha do Brasil.
Além disso, a cidade é Patrimônio Cultural da Humanidade reconhecida pela UNESCO e possui diversas atrações turísticas que podem ser exploradas em um ou dois dias completos na cidade.
É possível chegar em São Luís através das companhias aéreas nacionais existentes no Brasil. No nosso caso, como somos de Maceió, Alagoas, fomos através da empresa aérea Azul.
São Luís é uma daquelas cidades que podem ser exploradas o ano inteiro, contudo, se for combinar a viagem com os Lençóis Maranhenses recomendamos viajar no período que as lagoas estiverem cheias, ou seja, entre os meses de junho a setembro.
A cidade é dívida em Zona Nova, região onde ficam os prédios, e na Zona Antiga, local onde fica o centro histórico. Através de um city tour de um dia é possível explorar com calma as principais atrações turísticas da cidade.
Contratamos nossos passeios e transfer no Maranhão com a renomada empresa Taguatur, empresa com mais de 35 anos que possui uma excelente estrutura para receber os turistas que visitam o Maranhão.
Caminhar pelas ruas do Centro Histórico de São Luís é vivenciar cenários literários e religiosos, saborear a culinária local e perceber o quanto o maranhense recepciona bem os visitantes.
Saímos do nosso hotel por volta das 9:00 horas da manhã e passamos pelas praias do Calhau, São Marcos, Ponta D´areia e Lagoa da Jansen, até o Centro Histórico, caminhada pelas ruas calçadas de pedras de cantaria.
Durante nosso passeio visitamos os principais pontos da cidade, locais que mantém evidências da história de São Luís.
Monumento dos pescadores em homenagem fica na praia de São Marcos, também chamada pelos moradores de Praia da Marcela.
Forte de Santo Antônio da Barra que foi construído pelos Portugueses com o objetivo de proteção da cidade. Fica situado na praia da Ponta da Areia.
Já no Centro Histórico visitamos as seguintes atrações: Museu histórico e artístico do Maranhão, Fonte do Ribeirão, Teatro Artur Azevedo, Convento e Igreja nossa Senhora do Carmo, Praça Nauro Machado, Rui do Giz, Igreja da Sé, Palácio dos Leões, Prédio do Fórum Clovis Belilagua, Casa do Maranhão, Mercado das tulhas e o Convento das Mercês.
Destaque para visitação no Palácio dos Leões, Sede do governo do Maranhão, que permite visitação de até 15 pessoas por vez e é aberto ao público de terça a domingo das 9 às 17 horas.
Também não deixem de visitar o Mercado das Tulhas, local onde é possível encontrar temperos, itens da gastronomia local e o artesanato da região.
São José do Ribamar: uma das cidades religiosas mais visitadas do Nordeste. Fica localizada a 30 km da Capital Maranhense e também possui belas praias;
Raposa: essa cidadezinha fica a 28 km de São Luís e é conhecida pelo seu rico artesanato e pelo seu passeio de barco entre as dunas, fazendas de ostras e praias;
Alcântara: fica situada do outro lado da Baía de São Marcos e é conhecida por suas ruínas seculares da época do Brasil Colonial.
São Luís possui hotéis para todos os gostos e bolsos. Fato positivo que a cidade possui um dos preços de diárias mais baixos que já vi no Nordeste.
Como nossa passagem pela cidade foi bem rápida optamos por ficar em uma área central que fosse próxima das principais atrações turísticas. Ficamos hospedados no SLZ Hotel, antigo hotel Nobile Inn. O hotel é bem simples, possui uma estrutura razoável, mas os preços são bem tranquilos.
Se tiver com mais tempo recomendaria ficar no hotel Luzeiros que fica situado à beira mar de São Marcos, próximo dos melhores restaurantes da cidade e é atualmente o melhor hotel da cidade.
Outras boas opções de hospedagem são o Grand São Luís Hotel, melhor hotel situado no centro histórico da cidade; o Hotel Ibis, situado na avenida dos holandeses; Hotel Veleiros, que fica em frente à lagoa do Jansen.
Como tivemos apenas um dia e meio na cidade infelizmente não tivemos tempo de conhecer bem a gastronomia local, porém, recebemos diversas dicas de amigos que já moraram na cidade e indicaram os seguintes restaurantes: Cafofo da Tia Dica, Cabana do Sol, Coco Bambu, Armazém do Chef, Casa 7, e o Vila do Vinho Bistrô.
Para lanches recebemos indicações para conhecer o na Praia Vila Food, complexo que fica na litorânea com várias lanchonetes, soverterias e pizzarias.
Esse artigo foi lido 2864 vezes!
Sobre o Autor