3 DICAS DE DESTINOS NO SUL BRASILEIRO

  • 29 de julho de 2021
3 DICAS DE DESTINOS NO SUL BRASILEIRO


No sul brasileiro existem diversas possibilidades de incríveis destinos para uma ótima viagem na retomada do turismo. Separei aqui 3 dicas de destinos desta região do Brasil para você tirar o máximo proveito. Seja você morador da região sul, ou que vive em outra região, mas nunca teve a oportunidade de conhecer esse pedaço do país.

1ª DICA DE DESTINO NO SUL BRASILEIRO – CURITIBA

A capital paranaense é conhecida por muitas coisas, seu urbanismo, seus diversos parques, sua cultura. Mas nessa lista ela será conhecida como o portão de entrada da região sul do Brasil.

⮚ Quando ir

Em tempos normais, independentemente da estação de sua viagem à Curitiba, você iria pegar chuva.. Dessa forma, recomendo muito visitar a capital paranaense na primavera. Pois é nesta estação que os belos ipês da cidade florescem. Na primavera, também, você poderá aproveitar melhor os diversos parques da cidade sem se preocupar muito com o tempo.

⮚ Atrações

Parques, museus, gastronomia e muita cerveja. Essa cidade da região sul irá oferecer um passatempo ideal para diversos gostos brasileiros.

⮚ Começando pelos parques:

Um dos cartões postais de Curitiba é o Jardim Botânico. E, sem dúvida, um ponto turístico de parada obrigatória no sul brasileiro. Bata muitas fotos de um dos pontos mais fotogênicos de Curitiba. Aproveite uma calma caminhada pelo Jardim. Visite a estufa. E, principalmente, o novo Jardim das Sensações. Este jardim das Sensações é uma atração que, fora da pandemia, você poderá fazer de olhos vendados e aguçar seus outros sentidos caminhando apreciando os cheiros de diversas flores. Bem como, ouvir os sons da natureza.

Escolher outro parque curitibano para se visitar é uma tarefa complicada, pois existem muitos de qualidade. Mas, como forma de sair um pouco dos padrões, não recomendarei o famoso Parque Tanguá. Que é considerado por muitos o mais bonito da cidade, bem como, um dos parques mais bonitos do Brasil. Falarei um pouco sobre o Parque São Lourenço.

Este parque está passando por uma reforma. Mas sua entrada já está completa e é, por si só, um atrativo muito bacana. Um grande jardim de esculturas do renomado escultor João Turin. O local virou praticamente um museu a céu aberto. Além disso, existe de fato um museu no parque celebrando a vida e obra de João Turin.

⮚ Museus

O portão de entrada do sul brasileiro também possui diversos museus. Um dos mais icônicos é o Museu do Olho. Ou, MON (Museu Oscar Niemeyer). A primeira coisa que mais atrai o público a este museu é a sua arquitetura. Além da construção principal ter o formato de um olho. A segunda construção é o segundo maior vão-livre do Brasil. Foi uma obra de engenharia muito bem calculada.

A exposição do MON é grande, atualmente, as exposições fixas contam com uma coleção de artigos provenientes da Ásia. E, também, outra exposição sobre a vida e obra de Oscar Niemeyer.

O valor do ingresso é de 20 reais. Entretanto, a entrada na quarta-feira é gratuita.

Outra coisa que vale a pena mencionar, é que ao lado do MON tem o Bosque do Papa. Este bosque foi criado em homenagem a visita do papa João Paulo II à cidade em 1980. Lá você poderá ver casas tipicamente polonesas e provar uma deliciosa torta polonesa na Kawiarnia Krakowiak.

⮚ Outras dicas em Curitiba

Opções não faltarão por lá. Se estiver no centro e for época, visite a feirinha da Praça Osório. Se encarar a capital paranaense durante o inverno, na feirinha é possível se aquecer com um bom quentão. Se estiver com fome, não faltarão opções de comida boa. Fica a sugestão de comer um pierogi.

Quer um bom bar? O Bar do Alemão, no centro histórico da cidade, é uma instituição boêmia da cidade. Lá você poderá comer uma típica comida alemã e tomar um submarino.

2ª DICA DE DESTINO NO SUL BRASILEIRO – BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Na “Dubai brasileira”, a última coisa que você fará é aproveitar a praia. Até mesmo porque as sombras dos arranha-céus estarão cobrindo todo o sol. Mas, não deixe isso te desanimar de visitar Balneário Camboriú. Esta praia de Santa Catarina atrai milhões de turistas brasileiros em alta temporada devido ao número absurdo de atrativos. E, também, a alta classe com seus luxuosos apartamentos.

⮚ Quando ir

A alta temporada é no verão, mas especialmente em dezembro e janeiro Balneário recebe muitos visitantes. Portanto, caso queira evitar um pouco da muvuca, fim de fevereiro e início de março é uma ótima opção.

⮚ Atrações

Uma das atrações mais recentes e interessantes de Balneário é o Oceanic Aquarium. Inaugurado em março de 2020, esse espaço conta com mais de 130 espécies de animais aquáticos, tanto de água doce, quanto de água salgada. Lontras, raias, pinguins e até mesmo tubarão. Todos os aquários foram criados para reproduzir o habitat natural desses animais. Bem como, alguns também são de resgate e logo serão retornados à natureza.

O valor do ingresso é uma pechincha levando em conta o que eles oferecem, 30 reais a inteira.

⮚ Comer

Opções de excelentes restaurantes não faltarão em Balneário Camboriú. Essa praia do sul brasileiro, inclusive, conta com o restaurante de um chef finalista do mestre dos sabores, o restaurante Dudu. Neste restaurante será necessário fazer reserva.

Quer algo diferente? Por lá não faltarão opções! Veja, por exemplo, a pizzaria do pirata. Não tem muito que falar sobre ela, exceto que é uma pizzaria temática sobre piratas. O local é muito animado e bem bacana.

⮚ Outras atrações próximas

Em uma viagem à Balneário Camboriú você poderá apreciar também as cidades vizinhas. Caso queira praias, não faltarão opções na região. Mas, se estiver procurando por cidades com charme do interior, o vale do Itajaí de Santa Catarina oferece diversas pérolas. Se quiser uma boa cerveja, não deixe de visitar Blumenau e lá a Vila Germânica. Também, compensa uma visita à Pomerode. Essa pequena cidade com diversas casas de enxaimel cercada pelo vale irá encantar seu coração.

3ª DICA DE DESTINO NO SUL BRASILEIRO

Fechando a listinha de dicas de destinos no sul brasileiro com rodada dupla, Gramado e Canela! Essas duas cidades são sinônimo de turismo no sul brasileiro. As duas cidades estão a apenas 7 quilômetros de distância uma da outra e a quase 120 quilômetros de Porto Alegre.

⮚ Quando ir

Para essas cidades não há época errada. Entretanto, há duas temporadas que elas brilham. A primeira é no inverno, pois neve em Gramado não é algo incomum! A segunda é justamente no natal, para aproveitar o belíssimo Natal Luz das cidades.

⮚ Atrações

Os pontos turísticos presentes nessas duas cidades são diversos. Uma das atrações turísticas mais bacanas – e também mais famosas – é o Cristais de Gramado. Lá você poderá ver uma apresentação muito interessante de como é feito a confecção de cristais ao estilo milenar de Murano. E, obviamente, comprar os belos cristais. O ingresso custa 30 reais.

Quanto a Canela, o local por si só é um charme. Uma cidadezinha encantadora, bem como Gramado. Entretanto, um dos destaques é uma atração nova na cidade. O Skyglass Ferradura. Localizado no parque da ferradura, esta atração é uma ponte de vidro suspensa com uma visão incrível para o vale. Além disso, caso você não possua medo de altura, pode encarar o brinquedo abusado. Fique suspenso em uma cadeira e veja a queda de quase 400 metros. Cuidado, ao usar aproveite os armários eletrônicos para não derrubar nada de valor no vale! Os ingressos custam a partir de 40 reais, a completa com direito ao passeio no abusado custa R$170,00.

⮚ Muito mais

Tanto Gramado quanto Canela possuem diversas atrações. As duas cidades dependem do turismo e são referência na área de serviços. Visite diversos museus temáticos, aproveite excelentes galeterias – como a Galeteria Mamma Mia – e as noites se aqueça e delicie-se com um fondue em Gramado.

Entretanto, já aviso: infelizmente, a rede hoteleira não é barata. Mas, se bem programado, você conseguirá um bom valor de hospedagem em Canela. E o Uber de uma cidade a outra custa, geralmente, cerca de 10 ou 12 reais.

CONCLUINDO AS DICAS DE DESTINOS NO SUL BRASILEIRO

O sul brasileiro é uma região digna de muita exploração. O interior dos três estados, seu litoral – especialmente o litoral catarinense, você encontrará muitas atrações. Bem como, paisagens incríveis.

Agora, mesmo em viagens nacionais, é importante você viajar protegido. Dessa forma, contrate um seguro viagem. Seja seu meio de transporte aéreo, rodoviário ou até mesmo com seu próprio carro, o seguro viagem irá te proteger de diversos problemas que possam ocorrer na sua exploração pelo sul brasileiro. E não são somente problemas com sua saúde, mas também problemas com bagagens e interrupção de viagem. Visite o site do Vital Card para saber um pouco mais sobre o assunto.

Ah, e caso você esteja se preparando para a retomada do turismo e queira realizar uma viagem ao exterior, mas ainda não possui o passaporte, saiba que uma assessoria especializada para documentações de viagem pode te ajudar.

E é isso aí. Espero que você tenha gostado dessas dicas de destinos no sul brasileiro e tenha uma ótima viagem, seja ela pelo sul do Brasil ou qualquer outro lugar!



Esse artigo foi lido 837 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também