Rio de Janeiro

Búzios: um dos balneários mais cobiçados do Brasil

Depois de dias maravilhosos em ARRAIAL DO CABO partimos para Búzios! A cidade é um dos balneários mais cobiçados do Brasil e fica localizada na região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro, a mais ou menos 2 horas e meia sem trânsito da capital carioca.

Búzios é sinônimo de belas praias, gente bonita, badalação, excelente gastronomia e ótimas opções de passeios. Estivemos na região em setembro de 2016, mais especificamente no feriado de 7 de setembro e vamos contar aqui um pouco da nossa experiência na região.

Recomendamos passar no mínimo três dias inteiros na cidade para conhecer as suas principais atrações! Na realidade 4 dias seria o ideal para desfrutar da região com a calma que ela merece. Ficamos apenas dois e saímos com o gostinho de quero mais!

Como ir:

Existem duas formas de se chegar à região! De ônibus ou de carro. Optamos pela segunda opção pois queríamos aproveitar ao máximo as atrações da região com uma maior liberdade.

Alugamos nosso carro no próprio aeroporto do Galeão na empresa Localiza! Fizemos a reserva com uma certa antecedência já que o Rio estava sediando na mesma época as Paraolimpíadas. 5 diárias em carro Sedan 1.6, automático, custou R$ 740 reais, contudo, quando fomos assinar a papelada conseguimos um desconto e ficou por R$ 540,00 reais. Pensamos até que estávamos no exterior pois é muito difícil vê uma empresa brasileira adotando uma postura como essa! Parabéns, Localiza! Ganhou um cliente.

A estrada até Búzios é bem tranquila! Todo percurso é duplicado e grande parte dela possui pedágio. Existem duas opções para se chegar. Ou pela Via Lagos e BR 101 ou pela RJ 106.

Fomos pela via lagos e a viagem durou 2 horas e meia! Pegamos dois pedágios: o da ponte Rio - Niterói que custou quatro reais e o da via lagos que custou R$ 18,30 reais Já escutei vários relatos que a viagem pode durar até 7 horas por conta dos engarrafamentos.

Já quem pretende ir de ônibus o trecho entre a rodoviária ou os aeroportos do Rio de Janeiro até Arraial custa em média 65 reais o trecho! A principal empresa que faz esse trajeto é a Auto Viação 1001 . Existem diversos horários tanto de ida como de volta. Basta verificar o que mais agrada o viajante.

Quando ir para Búzios:

Essa região pode ser visitada durante todo o ano, pois o clima é muito agradável e não possui grandes variações de temperatura. À época vai depender muito do estilo do viajante. O período mais lotado da região vai dos meses de dezembro a março. Nos feriados a cidade também costuma ficar bastante cheia. No período que fomos a cidade estava bem cheia, mas bastante agradável.

Os meses mais chuvosos vão de dezembro a janeiro e os mais secos são julho e agosto! Fomos em setembro e pegamos um dia de muita chuva e outro de muito sol.

Onde se hospedar:

A região possui muitas opções de hospedagem com preços para todos os bolsos e gostos! Desde pequenos albergues até hotéis de altíssimo luxo. Ficamos hospedados na luxuosa pousada Vila D'este , que faz parte do Grand Luxury Hotéis, e fica situada no Alto do Humaitá, a região mais cobiçada da cidade, estrategicamente com uma vista incrível do balneário de Búzios.

Piscina de borda infinita da Pousada Vila D'este.

Toda a pousada é incrivelmente bem decorada! Com atendimento impecável desde a reserva até a saída. Os quartos são amplos e possui todas as amenidades para satisfazer os hóspedes. A área das duas piscinas, da sauna e do restaurante é uma atração à parte com uma vista deslumbrante de Búzios.

Amamos nossa "experiência" de ter nos hospedados nessa pousada! Para maiores informações acessem www.viladeste.com.br

Quer saber mais sobre essa linda pousada? LEIAM NOSSO REVIEW.

Conheçam todas as pousadas de Búzios clicando aqui e aproveitem e reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking e do hoteis.com que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis.

Principais Praias:

Búzios possui diversas praias! Grande parte delas são acessíveis de carro ou até mesmo através de uma curta caminhada do centro da cidade. Também é possível ir para elas através de Táxi aquático. A tarifa depende da distância! Os valores variam entre 7 a 30 reais por pessoa o trecho!

As principais praias de Búzios são: Azeda, Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho, Praia da Tartaruga, Praia Brava e Praia da Ferradura.

Infelizmente não tivemos tempo de conhecer todas elas! Conhecemos apenas algumas através do passeio de Escuna.

Passeios imperdíveis:

Passeio de Barco: para conhecer as principais praias de Búzios o passeio de Escuna é uma excelente opção. Na alta estação e nos feriados os barcos saem do porto em vários horários do dia. As escunas saem da Orla Bartod e custam 30 reais por pessoa o passeio de 2 horas e meia.

A escuna que fomos cabia mais de 150 pessoas, portanto, quem gosta de exclusividade não é a melhor opção. O passeio passa por diversas praias e tem três paradas para banho.

Durante o percurso passamos pelas seguintes praias e ilhas:  Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho, Ilha Branca, Ilha Feia, Praia das Moças, Tartaruga, Praia das Virgens, Praia do Amor, Praia do Canto e tivemos três paradas para banho nos seguintes locais: João Fernandes, Ilha Feia e na Praia da Tartaruga.

Água mineral estava incluída no valor e durante todo o passeio era possível comprar  refrigerantes, caipiroscas, cerveja e espetinhos.

Mergulho: Búzios possui ótimas condições para mergulho e algumas empresas fazem o batismo e mergulho para credenciados! Se tiver com tempo recomendo tirar um dia para mergulhar em Arraial do Cabo. Vejam nossa experiência: CLIQUE AQUI.

TAO: restaurante e pousada situado no início da Rua das pedras. O local é lindo, ideal para sentar e ficar vendo o movimento da cidade! O forte da casa é o sushi, mas o cardápio tem sanduíches e outras opções! Pedimos um combinado de Sushi e estava maravilhoso! Também pedimos várias Caipirosca de vários sabores e todas estavam ótimas.

Chez Michou : o local é um verdadeiro point. Confesso que não sou muito fã de crepe, mas esse é de tirar o chapéu! Pedimos o Surf, crepe de filé com gorgonzola e outro doce de banana, chocolate e sorvete. Ambos estavam divinos. A lanchonete fica na Rua das Pedras e é passagem obrigatória para quem vai para búzios;

Infelizmente não tivemos tempo de ir em outros restaurantes, mas segue alguns que foram super indicamos por amigos e que achamos bem interessante: Salt, Ricon Mediterrâneo, Místico, Capriciosa, Baroque e o NAMI.

Beach Club:

Uma ótima opção em Búzios é ir passar o dia em seus Beach Clubs. Tiramos uma tarde inteira para conhecer o badalado Silk Beach Club que fica situado a beira mar da Praia Brava!

O local possui uma excelente estrutura, sendo uma área restaurante e outra repleta de colchões (espécies de camarote), todas elas com uma vista linda do mar. O cardápio de bebidas e comidas é muito bom e o atendimento nota 10. Fomos muito bem recepcionados desde a reserva até a nossa saída!

Ficamos no nosso "camarote" tomando uma cervejinha e algumas taças de vinho branco. Pedimos nosso almoço e foi servido na parte do restaurante! Pedimos um Pene Mediterrâneo e um peixe do dia com molho de alcaparras com couscous marroquino. Tudo estava maravilhoso. Os preços estão dentro da média de qualquer cidade grande (cerveja 15 reais e pratos em média 60 reais). Adoramos ter conhecido e recomendamos uma visita!

Arredores:

Nos arredores de Búzios ficam duas excelentes cidades: Cabo Frio e ARRAIAL DO CABO ! Ambas possuem uma boa estrutura de hotéis, restaurantes e passeios. Não deixem de forma alguma de fazer os passeios em Arraial do Cabo, cidade que é conhecida com o "Caribe brasileiro".

Não deixem de ler nossas dicas de ARRAIAL DO CABO.

Nosso Roteiro:

Fizemos nossa viagem da seguinte forma: 3 dias em ARRAIAL DO CABO , sendo duas diárias!  Chegamos cedo no primeiro dia e fizemos o passeio de barco com o pessoal da Arraial Vip Turismo e a noite jantamos no Restaurante Pimenta Rosa. No segundo dia fizemos o mergulho com a empresa Queiroz Diver e na parte da tarde aproveitamos a Praia da Prainha, depois fomos curtir um pouco o a nossa Pousada (pousada da Prainha)! E no terceiro dia partimos logo cedo para Búzios e demos um pulinho em Cabo Frio apenas para conhecer a orla.

Em Búzios passamos três dias, sendo duas diárias. No primeiro dia aproveitamos nossa linda pousada (Pousada Vila D'este) e a noite fomos curtir a noite de Búzios no badalado Buda Beach! No segundo dia fizemos o passeio de escuna pela manhã; na parte da tarde fomos conhecer o Silk, melhor Beach Club da região; e a noite fomos para rua das pedras jantar no Restaurante TAO.

OBS: se tiver tempo fiquem 3 dias em Arraial e 4 em Búzios. É o roteiro ideal.

Informações úteis:

1) Chegue com bastante antecedência para os passeios, pois para estacionar no centro de Búzios é bem complicado;
2) Não deixe de forma alguma de fazer o passeio de barco! Faça no primeiro dia de sol que tiver oportunidade;
3) Leve um casaquinho que as noites costumam fazer uma brisa fria;
4) Se tiver oportunidade e coragem façam o batismo em Arraial do Cabo, a cidade é conhecida como capital do mergulho;
5) Se puder alugue carro! Pois as atrações não são tão perto uma da outra. Se não alugar procure ficar próximo ao centro;
6) Evite a alta temporada, pois a cidade fica impraticável;
7) Se percam todas as noites na Rua das Pedras;
8) Separe um dia para curtir o Silk Beach Club;
9) Se tiver máscara de mergulho leve para fazer os passeios;
10) Se gostar de balada não deixem de ir na Pacha ou na Privilege. As casas começam a ficar cheias por volta das 01 hora da manhã;
11) A melhor vista é do Alto do Humaitá. Se não ficar hospedado na região tente fazer uma reserva para almoçar em uma das várias pousadas da região;
12) Existem pousadas e restaurantes para todos os bolsos em Búzios;

Não deixem de assistir nosso vídeos com os melhores momentos da nossa viagem e aproveitem e assinem nosso canal do Youtube:

Enfim, Búzios realmente é um dos melhores balneários de praia do Brasil! A cidade é muito agradável e possui atrações para todas as idades e níveis sociais. Indicamos para todos os amigos e viajantes. Qualquer dúvida é só falar que teremos o maior prazer em respondê-los.