Uruguai

Dicas de Montevidéu: atrações, passeios, hotéis e restaurantes

Montevidéu é uma pequena cidade situada nas margens do Rio Prata, rio que faz a divisa entre o Uruguai e a Argentina.Para se conhecer Montevidéu é necessário apenas dois ou três dias inteiros, pois a cidade é pequena e as principais atrações são bem próximas um das outras.

A cidade possui ruas bastante arborizadas, carros antigos e várias casas no estilo europeu.

Como Chegar:

A forma mais comum e procurada por nos brasileiros é através de avião. Existem várias empresas que fazem esse trajeto. Fomos uma vez com a TAM e outra com a Gol. Em ambas as vezes fomos de milhas (pagamos cerca de 10 mil pontos por cada trecho).

Chegamos no moderno Aeroporto de Carrasco que fica a mais ou menos 30 minutos do centro! O táxis até o centro são tabelados e os preços são caros (mais ou menos 100 reais).

Outra forma de se chegar é através de Barco indo de Buenos Aires, na Argentina. Existem várias empresas que fazem esse trajeto. A mais conhecida é a Buquebus.

Quando ir:

A cidade possui clima muito parecido com o de Buenos Aires, possuindo as 4 estações do ano bem definidas, portanto, a melhor época dependerá do gosto do viajante.

Se gostar de ir para praias e calor recomendamos os meses mais quentes (meses de novembro a fevereiro). Se gostar de frio recomendamos o período de ( abril a outubro).

Onde ficar hospedado:

A cidade conta com uma rede hoteleira moderna com hotéis para todos os gostos e bolsos. Ficamos hospedados na região de Carrasco e recomendamos.

Na primeira vez ficamos no Hotel Cali di Volpi , situado na beira do Rio, mais especificamente na Parva Domus 2531, Montevidéu, Uruguai. O Hotel é bem moderno, bem localizado e com café da manhã maravilhoso.

Já na segunda vez ficamos no Hotel Dazzler , que fica situado na esquina, 21 de Setiembre, Montevidéu 11300, Uruguai. Gostamos mais desse hotel, pois os quartos são incríveis e também é bastante bem localizado. A diária custou em média 200 reais.

RESERVEM SEU HOTEL EM MONTEVIDÉU CLICANDO AQUI.

Como se locomover:

A melhor forma de conhecer a cidade velha e o centro é andando. Recomendo ir para Plaza Independência e fazer toda região andando, inclusive, ir até o mercado.

Os táxis são abundantes e possuem o preço parecido com o do Brasil.

Já para quem vai para as cidades vizinhas e gosta de ter mais liberdade recomendo alugar carro! As estradas do Uruguai são maravilhosas e bastante sinalizadas. Alugamos no próprio Aeroporto de Carrasco. Locamos pela empresa Punta Car, contudo, não recomendamos a empresa pois os funcionários são bastante desatenciosos, não estavam no horário combinado e fizeram a cobrança de vários valores que não estavam previstos.

Na primeira vez no Uruguai fomos de ônibus para Punta del Leste e gostamos bastante do serviço. Diferentemente do Brasil as rodoviarias são bastante organizadas e os preços são bem justos.

Compras e troca de moeda:

A moeda do Uruguai é o Peso Uruguaio. Na época que fomos 1 real valia 10 pesos. trocamos uma parte do nosso dinheiro no próprio aeroporto apenas para pagar as despesas do primeiro dia e depois fizemos a troca em uma das várias casas de cambio que ficam no centro da cidade. A cotação do centro é bem mais vantajosa.

O Uruguai não é um país interessante para compras, pois os preços são iguais ao do Brasil e a variedade é menor.

Os dois principais Shoppings de Montevidéu são:  Montevidéu Shopping (Dr. Luis Alberto de Herrera 1290, Montevidéu 11300, Uruguai) e o Punta Carretas Shopping (José Ellauri 350, Montevidéu 11300, Uruguai). Ambos são pequenos e possuem poucas variedades para compras.

O centro possui várias lojas, sendo bastante interessante dar um passeio pela Avenida 18 de Julio.

Mas não perca as esperanças em fazer compras! O aeroporto de Carrasco possui um ótimo Free Shop, com preços melhores que os praticados no Brasil.

Recomendamos trazer vinhos da uva tannat, doce de leite e o artesanato local.

Principais atrações:

Durante a nossas visitas conhecemos os seguintes pontos turísticos:

(i) Praça Independência - a mais importante do país, possui ainda um dos portões da antiga muralha que cercava a cidade no período colonial. Considerada a maior praça de Montevidéu, e o ponto  inicial de  muitos monumentos e Passeios. Nela está localizada a Estátua equestre do General Artigas, que foi um estadistas da Revolução do Rio da Prata.

(ii) Palácio Salvo - fica situado em frente à praça independência. O edifício foi desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, um imigrante Italiano que vivia em Buenos Aires. Inaugurado no ano de 1928, com os seus 95 metros e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos.

(iii) Avenida 18 de Julio – principal rua da cidade. Tem início na Plaza Independência e possui várias lojas. Ideal para um passeio.

(iv) Cidade Velha – tem uma vida noturna bastante movimentada, com vários restaurantes, pubs e discotecas de todos os tipos espalhadas pelas ruas estreitas do bairro histórico.

Na região existe a Plaza Constituicion, local muito arborizado cheio de restaurantes, lojinhas e cafés.

Nesta mesma área fica a Catedral de Montevidéu que por sinal é bastante bonita. Vale a pena dar uma entrada no local.

(v) Mercado Central – local com vários restaurantes, onde é possível comer o melhor churrasco uruguaio. Fica situado próximo do porto. Almoçamos no restaurante El Pelenque e adoramos.

Uma dica legal é provar o medio y medio, bebida típica da região produzida com vinho branco e espumante.

(vi) Teatro Sólis – Também fica localizado próximo da Praça Independência e foi inaugurado no ano de 1856, sendo o principal teatro do país.

(vii) Palácio Legislativo.

(viii) Letreiro - Um ponto turístico bastante cobiçado atualmente é o letreiro com o nome MONTEVIDÉU que fica na praia de Pocitos, próximo ao bairro de Punta Carretas e vizinho ao Museu Naval.

Onde comer:

O Uruguai é bastante conhecido por suas carnes. Na realidade o país é um dos maiores produtores de carne do mundo.  Para ter uma noção o número de bovinos é superior ao total população do país. Durante as nossas visitas fomos nos seguintes restaurantes:

1) Rara Avis - restaurante situado no Teatro Solis e conhecido como o melhor da cidade. O restaurante possui uma decoração impecável, pratos maravilhosos e uma fantástica carta de vinhos. Os preços são bem salgados, porém, vale cada centavo investido.

2) Mercado - fomos no restaurante El Palenque e comemos o típico churrasco uruguaio. Na minha opinião ir para o mercado é uma das melhores atrações da cidade.

3) La Perdiz - Restaurante situado em Carrasco com ótimas opções de carnes e vinhos.

4) Restaurante da Bodega Bouza - restaurante situado dentro de uma vinícola, com ótimos vinhos e pratos.

Passeio nos arredores:

Recomendamos fazer uma degustação de vinhos e almoçar na Bodega Bouza que fica a poucos quilômetros de Montevidéu. Para maiores informações clique aqui.

Recomendamos ainda conhecer as cidades de Punta del Leste e cidades dos arredores (La Barra, Punta Ballena, Jose Ignacio) e Colônia de Sacramento.

Espero que tenha ajudado com essas dicas! E você, o que achou dessa cidade?

Carregar mais