Dicas de Jaipur, Índia : nossa experiência no Rajastão

  • 15 de abril de 2020
Dicas de Jaipur, Índia : nossa experiência no Rajastão


Depois de dias maravilhosos em Nova Deli, capital da Índia, e em Agra, cidade onde fomos conhecer o exuberante Taj Mahal, chegou a hora de ir para o nosso último destino no Triângulo Dourado: a cidade de Jaipur.

A megalópole Jaipur possui cerca de 3 milhões de habitantes e também é conhecida como a cidade cor de rosa. A cidade foi fundada em 1727 por Maharaja Sawai Jai Singh II, governador de Amber, e é a capital e a maior cidade do Estado do Rajastão!

A cidade possui uma arquitetura única, com lindas fortalezas, palácios majestosos, havelis e templos, sendo um destino imperdível para quem pretende visitar a Índia.

Uma curiosidade na Índia é que todas as cidades que tenham os nomes terminados em Pur são de origem hindus (Jaipur, Jodhpur, Udaipur, entre outras). Vejam o vídeo com os melhores momentos da nossa viagem:

Como chegar em Jaipur:

Jal Mahal
Jal Mahal

É possível chegar em Jaipur de várias formas. No nosso caso como fizemos todo Triangulo Dourado de carro Jaipur foi a nossa ultima parada do Triangulo Dourado, portanto, fomos de carro.

Para quem não pretende fazer o roteiro de carro é possível ir de avião ou trem pois todas essas cidades possuem aeroporto e também uma ótima rede de transporte ferroviário.

Quais atrações visitar em Jaipur:

AMBER FORT (WITH SHESH MAHAL): principal ponto turístico da cidade. O local é muito grandioso e merece pelo menos um turno para ser explorado com a calma que merece.

Amber Fort Jaipur
Amber Fort Jaipur
Amber Fort
Amber Fort
Grandiosidade do Amber Fort
Grandiosidade do Amber Fort

O Amber Fort fica na cidade vizinha de Amber no alto de uma montanha rodeado por cerca de 14 km de muralhas que mais lembram a muralha da China! Logicamente que em uma proporção infinitamente menor.

Para subir no Amber Fort é possível subir a pé; de carro elétrico ou de elefante, transporte típico da região. Como não gostamos e não conhecíamos como eram tratados os animais por lá optamos por subir de carro elétrico.

Elefantes no Amber Fort
Elefantes no Amber Fort
Indiano na porta do templo
Indiano na porta do templo
Macado em Amber Fort
Macado em Amber Fort
Riqueza de detalhes do Amber Fort
Riqueza de detalhes do Amber Fort

FORTE DE JAIGARH: Esse ponto turístico fica situado a uma altitude de 500 metros acima do nível do mar, possui uma das mais belas vistas da cidade e é de uma riqueza cultural e arquitetônica única em Jaipur.

Vista do Alto do Forte
Vista do Alto do Forte
Interior do Forte de Jaigarh
Interior do Forte de Jaigarh
Forte de Jaigarh
Forte de Jaigarh
Vendedor na porta do Forte de Jaigarh
Vendedor na porta do Forte de Jaigarh

JAWA MAHAL: é nada mais nada menos do que um dos principais cartões postais de Jaipur. Esse palácio foi construído em 1799 para as mulheres fazerem as suas festividades! Como elas eram proibidas de andar na rua era lá onde elas podiam descontrair e olhar o movimento da rua das várias janelas.

Essa atração possui cerca de 953 janelas que deixam o ambiente muito ventilado! Para se ter a melhor vista e a melhor foto do local é preciso atravessar a rua e subir até o topo dos cafés que existem em um prédio comercial exatamente na frente do monumento. Lá do alto a vista é um espetáculo.

Fotografos na porta do Palácio
Fotografos na porta do Palácio

CITY PALACE - PALÁCIO DA CIDADE: fica situado bem próximo ao Jawa Mahal e é ideal para combinar ambos no mesmo dia de passeio. O local serviu de sede do poder para os marajás e a área externa e algumas poucas áreas internas são abertas para visitação.

Interior do City Palace
Interior do City Palace
City Palace
City Palace
Banda típica dentro do City Palace
Banda típica dentro do City Palace
Guardas do City Palace
Guardas do City Palace

JANTA MANTAR: Está na seleta lista dos Patrimônios Mundiais da UNESCO e fica quase ao lado do Palácio da Cidade. Como nosso tempo estava apertado e a fila estava imensa acabamos não visitando, porém é neste local onde fica o maior relógio de sol do mundo e vários outros experimentos.

ALBERT HALL MUSEUM: para quem não dispensa um museu em seu roteiro o Albert Hall é uma atração imperdível. Apenas tivemos tempo de passar na porta, mas o local aparenta ser bem bacana e com uma riqueza cultural muito grande.

JAL MAHAL (WATER PALACE / FOTOS WITH THE LAKE): Situa-se no lago Man Sagar e é conhecido como Palácio das Águas. Essa atração não pode ser visitada pelos turistas e é apenas para ser admirada de longe.

Water Palace
Water Palace

THE PATRIKA GATE: esse monumento foi inaugurado há apenas 3 anos e não está dentro do circuito tradicional de atrações turísticas da cidade, entretanto, é um local muito fotogênico e é um dos locais favoritos dos blogueiros para fotos.

Foto tradicional mo Patrika Gate
Foto tradicional mo Patrika Gate

TEMPLO DOS MACACOS: Esse local não estava em nosso roteiro, mas nosso guia insistiu bastante para a gente acrescentar e gostamos bastante de conhecer essa atração. Trata-se de um templo imenso que é tomando pelos macacos. São milhares de macacos super curiosos e cheio de vontade de serem alimentados pelos turistas que visitam o local.

Templo dos Macacos Jaipur
Templo dos Macacos Jaipur
Interior do Templo
Interior do Templo

Quantos dias ficar em Jaipur:

Recomendamos pelo menos três dias inteiros para explorar com calma as inúmeras atrações turísticas da cidade. Nos passamos dois e meio e saímos com a sensação que fizemos algumas atrações com muita rapidez.

Vaca sagrada em Jaipur
Vaca sagrada em Jaipur

Onde se hospedar em Jaipur:

Como se trata de uma megalópole a cidade conta com ótimas opções de hotéis. Vamos dar aqui três opções que achamos bem interessantes:

Holiday Inn Jaipur City Centre:esse foi o hotel que escolhemos em Jaipur. Hotel muito agradável, com ótimo valor, quartos grandes e luxuosos, ótimos restaurantes e um serviço muito interessante. Como fomos na época do Réveillon o hotel teve uma festa muito boa na noite de ano novo. Para saber mais sobre esse hotel clique aqui.

Holiday Inn Jaipur City Centre
Holiday Inn Jaipur City Centre (Booking)

Hilton Jaipur: a rede Hilton dispensa apresentações tendo um excelente padrão no mundo inteiro e em Jaipur não poderia ser diferente. O Hotel conta com boa gastronomia, quartos amplos e uma boa área de lazer. Para fazer sua reserva CLIQUE AQUI.

Hilton Jaipur
Hilton Jaipur (Booking)

The Lalit Jaipur: hotel cinco estrelas bastante cobiçado em Jaipur. Para conhecer esse hotel clique aqui.

The Lalit Jaipur
The Lalit Jaipur (Booking)


Esse artigo foi lido 197 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também