Dicas de Varanasi: a cidade mais incrível da Índia

  • 26 de abril de 2020
Dicas de Varanasi: a cidade mais incrível da Índia


Pensando em conhecer a fascinante Índia? Não deixem de forma alguma de incluir a cidade de Varanasi na sua programação. A cidade fica longe, suja, caótica, mas foi em Varanasi onde encontramos a Índia que estávamos procurando: uma Índia mística e extremamente religiosa.

Depois de dias maravilhosos explorando o roteiro tradicional do Triângulo Dourado (Nova Deli, Agra e Jaipur) partimos de avião de Jaipur com uma rápida conexão em Nova Deli em direção a cidade sagrada de Varanasi. CLIQUE AQUI E CONFIRAM NOSSOS OUTROS POSTS DA ÍNDIA.

Cidade de Varanasi, Índia
Cidade de Varanasi, Índia

Varanasi é considerada pelos hindus, maior religião da Índia, como sendo a cidade mais importante do país. Isso se deve ao fato deles acreditarem que se forem cremados na beira do Rio Ganges e suas cinzas forem jogadas no rio o ciclo deles aqui na terra estaria finalizado.

Como chegar em Varanasi:

Rio Ganges
Rio Ganges

Varanasi fica no estado de Uttar Pradesh, no norte da Índia, e possui aeroporto conectado com as principais cidades da Índia. No nosso caso saímos de Jaipur, rajastão, fizemos uma conexão em Deli e pegamos mais um voo de uma hora e meia até Varanasi.

O que fazer em Varanasi:

Templo em Varanasi
Templo em Varanasi

A cidade atrai peregrinos hindus que se banham nas águas sagradas do rio Ganges e realizam ritos funerários. Ao longo das ruas sinuosas da cidade, há cerca de 2.000 templos.

Varanasi possui diversas atrações, dentre elas Manikarnika Ghat, Dashashwamedh Ghat, Templo de Vishwanath, Assi Ghat, Harishchandra Ghat, Anandmayee Ghat, Centro Antigo, Observatório Man Mandir, Mercado de Varanasi, Templo de Durga e o Cente Bharat Kala Bhavan.

Hindu se banhando no Rio Ganges
Hindu se banhando no Rio Ganges

Faça o passeio de Barco pelo Ganges: uma parada obrigatória na cidade é um passeio de barco pelo Ganges para observar os rituais e toda a movimentação que acontece no local. Infelizmente na época que viajamos o passeio de barco estava proibido, mas fizemos todo o trajeto a pé percorrendo os ghats.

Não deixem em hipótese alguma de ver tanto o nascer do sol como o pôr do sol nos Ghats. Sem dúvida uma das experiências mais místicas da minha vida. Parecia a todo instante que eu estava dentro do Discovery Channel.

Passeio de barco no Rio Ganges
Passeio de barco no Rio Ganges
Mulher vendendo oferendas
Mulher vendendo oferendas
Oferendas para proteção
Oferendas para proteção

Esses dois fenômenos da natureza já são lindos em qualquer parte do mundo, porém, na Ásia em decorrência da poluição o sunset e o Sunrise são ainda mais bonitos porque o céu fica muito alaranjado e o sol fica perfeito.

Nascer no sol no Rio Ganges
Nascer no sol no Rio Ganges

Assistir o ritual das fogueiras: é justamente nos Ghats onde ocorre o ritual de cremação dos indianos. Todo indiano Hindu deseja morre ou ser cremado em Varanasi, pois eles acreditam que esse ato faz com que eles não precisem reencarnar novamente.

Ritual da cremação em Varanasi
Ritual da cremação em Varanasi
O ritual acontece todos os dias
O ritual acontece todos os dias
Uma das inúmeras fogueiras
Uma das inúmeras fogueiras

Muitos indianos quando sentem que estão no fim da vida vão para Varanasi para aguardar o dia da partida. Na cidade existem vários asilos e também é normal encontrar diversos enfermos e idosos nos corredores e ruas próximas aos ghats.

O ritual das cremações acontece 24 horas por dia e acreditasse que cerca de 400 pessoas são cremadas por dia no local. A cena da cremação é bem forte, mas mostra de forma clara que a morte para eles é um recomeço.

Assistir à cerimônia religiosa do Ganges Aarti: todas as noites no Dashashwamedh Ghat acontece o ritual Aarti. Essa cerimônia e bem bonita e interessante e reúne vários religiosos e turistas. Recomendo ficar direto por lá após o passeio do pôr do sol.

Ritual religioso de Aarti
Ritual religioso de Aarti
Ritual Aarti em Varanasi
Ritual Aarti em Varanasi

Passear pelas ruelas de Varanasi: atrás dos Ghats existem várias ruelas ideais para serem exploradas. A Índia de uma forma geral é muito segura, portanto, podem andar sem problemas pelas ruelas de Varanasi que irá lhe render fotos e experiências maravilhosas.

Com os Sadhus de Varanasi
Com os Sadhus de Varanasi
Ruelas de Varanasi
Ruelas de Varanasi

Onde se hospedar em Varanasi:

Como Varanasi recebe menos turistas e é uma cidade mais caótica que as demais que visitamos no Triângulo Dourado tivemos a sensação que a rede hoteleira da cidade é bem inferior aos hotéis que encontramos nas outras grande cidades, entretanto, vou dar três dicas aqui de boas opções que achamos em Varanasi.

The Gateway Hotel Ganges: O Hotel possui um ótimo custo x benefício e fica um pouco distante da parte mais caótica da cidade, sendo um oásis ideal para descansar depois de um longo dia de passeios. O hotel possui quartos amplos e confortáveis, bom restaurante e uma área de lazer bem ampla.

(booking)
(booking)
(booking)


Esse artigo foi lido 24 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também