Amboise - Uma das mais lindas cidades medievais da Europa

  • 10 de abril de 2014
Amboise - Uma das mais lindas cidades medievais da Europa


Ficamos hospedados nesta linda cidade durante parte da nossa lua de mel.

Posts relacionados:   Dicas gerais de Paris;     Tour rápido por Paris;     3 passeios imperdíveis nos arredores de Paris;     Principais Castelos do Vale do Loire;     Amboise - dicas;     Onde se hospedar no Vale do Loire;  

Amboise é uma cidade que fica nas margens do Rio Loire e faz parte do famoso vale do Loire, uma das regiões mais visitadas do mundo, repleta de castelos e história.

A cidade é um charme, cheia de restaurantes, lojas de doces, bares e atrações turísticas.

Fica a 226 km de Paris, 35 km de Blois e 25 km de Tours (maior cidade do vale).

É possível ir para Amboise de carro, trem e ônibus. Fomos de carro. Aluguamos um carro no Aeroporto de Orly, em Paris, e foi super tranquilo. As estradas da França são maravilhosas e o trecho do Vale do Loire é linda, cheio de vinícolas, plantações e girassóis e o principal: CASTELOS E MAIS CATELOS.

carro que alugamos.
carro que alugamos.
vista da estrada!
vista da estrada!
vista das florestas do vale do luar.
vista das florestas do vale do luar.

Ficamos hospedados no Château Les Arpentis (vou contar essa experiência em post único), que fica em Saint-Règle, menos de 3 km do centro de Amboise e com uma localização excelente para os principais pontos turísticos da região.

vista do nosso Château.
vista do nosso Château.
nosso quarto!
nosso quarto!
lanche no quarto regado a muito vinho e foies gras (figado de ganso). Lá essas iguarias são bem em conta.
lanche no quarto regado a muito vinho e foies gras (figado de ganso). Lá essas iguarias são bem em conta.

Os principais pontos turísticos da cidade são:  

Château d'Amboise - Construído com vista para o Loire. O castelo começou a sua vida no século XI quando foi ampliado e melhorado. No dia 4 de Setembro de 1434, o edifício foi confiscado e adicionado por Carlos VII aos bens da Coroa, depois do seu proprietário, Louis d'Amboise, ter sido acusado de conspiração contra Luís XI e executado em 1431. Uma vez nas mãos Reais, o castelo tornou-se num dos favoritos dos reis franceses; Carlos VIII de França, que aqui nasceu e faleceu, decidiu fazer extensas reconstruções, começadas em 1492 ao estilo do gótico flamboyant francês tardio e, depois de 1495 empregou dois mestres pedreiros italianos, Domenico da Cortona e Fra Giocondo, os quais providenciaram para Amboise alguns dos primeiros motivos decorativos renascentista alguma vez vistos na arquitetura francesa. Os nomes de três construtores franceses estão preservados nos documentos: Colin Biart, Guillaume Senault e Louis Armangeart. (fonte Wikipédia).

No jardim do Château existe uma linda e pequena capela e é lá que se encontra o túmulo de Leonardo da Vinci. O lugar é lindo!!!

A entrada no Château é paga e custa 10,7 euros. Informações no site ( http://www.chateau-amboise.getaticket.com/Offres.aspx ).

Centro da Cidade - O Centro da cidade de Amboise é lindo. Andar pela cidade passa a sensação de que teríamos voltado para o século XV. Existem vários restaurantes charmosos, lojas de souvenirs e bares descolados.

Clos Lucé - O Castelo Clos Lucé foi a última residência de Leonardo da Vinci e foi lá onde ele passou os útimos anos da sua vida. É um lugar dedicado à arte e às múltiplas perspetivas do criador toscano. Lá o visitante tem a oportunidade de conhecer várias invenções que Leonardo teve como engenheiro civil e militar, botânico, arquiteto e músico.

Onde comer:

Amboise, possui diversos restaurantes, vários deles ficam localizados no centro da cidade e alguns outros um pouco mais afastados. A comida francesa da região é excelente e os vinhos nem se fala. Nos supermercados, pode-se comprar vinhos por 3 euros que custam no Brasil mais de R$ 150 reais a garrafa. No centro de Amboise existe um Carrefour  (5 Quai du Général de Gaulle, 37400 Amboise, France) que conta com uma grande variedade de vinhos. 

Uma dica bem interessante é ir tomar um drink no final da tarde no bar Le Shaker. Esse bar possui uma vista fantástica da cidade e do Castelo de Amboise.

Até à próxima!!!



Esse artigo foi lido 4225 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também