Nossa viagem para Islândia: dicas, atrações, passeios é muito mais

  • 04 de março de 2021
Nossa viagem para Islândia: dicas, atrações, passeios é muito mais


Islândia

A Islândia é um país insular localizado no Atlântico Norte, entre a Europa e a Groenlândia. Essa ilha nórdica, com pouco mais de 102 mil km² e 330 mil habitantes era um destino que sempre esteve na minha lista de desejos, mas que por ser um destino mais afastado nunca se encaixava nos nossos roteiros.

A Islândia é um dos países mais bonitos do mundo! O destino é sinônimo de paisagens belíssimas, vulcões, geleiras m, fiordes, gêiseres, cachoeiras, auroras boreais, segurança, organização e muitas atrações turísticas.

A capital e porta de entrada do país é Reykjavik, cidade muito agradável que pode ser facilmente explorada em dois dias de de viagem.

Quando ir para Islândia:

A Islândia é um daqueles países que pode ser explorado o ano inteiro. Tudo vai depender do que o turista pretende. Se ele quiser dar uma volta completa na ilha e curtir paisagens, fazer trilha sem dúvida o ideal é ir no verão.

Já se o objetivo for ver neve, aurora boreal e curtir o frio o melhor período é o inverno (entre setembro e março). Nós fomos em fevereiro e amamos.

Tivemos sorte e pegamos dias incríveis de sol, muita neve e 4 dias de muita aurora boreal.

Como chegar na Islândia:

Não existem voos diretos do Brasil para Islândia, porém estando na Europa é muito fácil se conectar com o país, inclusive, várias aéreas low coast fazem esse trecho voando das principais cidades da Europa.

Nós fomos através de Guarulhos - Londres - Reykjavík (Aeroporto Internacional de Keflavik – KEF) pela cia aérea British Airways que é uma das melhores opções partindo do Brasil. Também é possível ir pela Air France com conexão em Paris e pela Lufthansa por

Informações e curiosidades da Islândia:

A cantora mais famosa é a Björk;

A Islândia é um dos países mais seguros do mundo. Média de 1.5 homicídios por ano;

A igreja Hallgrimskirkja é luterana;

Possui um dos melhores cachorro quentes do mundo! Bill Clinton passou por ele e falou que foi o melhor que já comeu e ganhou fama mundial;

A maioria das atrações turísticas são na beira da estrada e são gratuitas

A moeda é a coroa islandesa

Principais atrações turísticas da Islândia:

Vou falar nesse post apenas as atrações turísticas que visitamos durante a nossa viagem de 10 dias no país.

Fizemos a expedição do Marco Brotto, um dos maiores especialistas do mundo no quesito aurora boreal. Ele possui expedições para diversos destinos do ártico como Islândia, Lapônia (Noruega, Finlândia, Suécia), Groenlândia e Alasca focando sua viagem tanto nas atrações turísticas do destino como nas caçadas a aurora boreal.

Essa foi minha segunda expedição com eles e escondo demais! Fiz a primeira em 2019 pra Laponia e agora em fevereiro de 2022 para Islândia e valeu apenas demais.

Na nossa expedição fizemos a parte sul da ilha e visitamos as seguintes atrações turísticas:

Reykjavik: capital da Islândia. Essa linda cidade possui cerca de 120 mil habitantes; bons restaurantes e ótimas atrações turísticas como: a catedral de Hallgrímskirkja, principal cartão postal da cidade; Harpa, local onde acontecem as orquestras; Rainbow Street, rua colorida que fica na área central da cidade; monumento Sun Voyager; Perlan, espécie de museu que mostra um pouco da flora e da fauna da Islândia; flyover simulador maravilhosos que mostrar imagens aéreas das principais atrações.

Selfoss:

Glacier Lagoon:

Vik:

Kirkjufell: é uma montanha de 463 metros de altura na costa norte da península de Snæfellsnes, na Islândia, perto da cidade de Grundarfjördur. É considerada a montanha mais fotografada do país;

Na península de Snæfellsnes não deixe de visitar também a linda igreja de Budir, conhecida também como a Black Church.

Gullfoss: é nada mais nada menos do que a segunda queda d’água da Europa e fica situada na região de Sudurland, no sul do país, a 100 km de Reykjavik. Tem uma altura de 32 m e uma largura de 70 m, e transporta a água do rio Hvítá, proveniente do glaciar Langjökull;

Parque Nacional de Pingvellir: um lugar muito especial para a história da Islândia e também para a sua geografia: nele está a fissura de Silfra, na qual se separam as placas tectônicas da América do Norte e da Eurásia.

Neste parque é possível fazer várias trilhas e conhecer a linda cachoeira Oxaráfoss. Na época que visitamos estava tão frio que ela estava completamente congelada. Um verdadeiro espetáculo da natureza;

Parque Nacional Vatnajökull: esse é um dos meus passeios favoritos em toda a Islândia. Mostrarei a belissima

Breidamerkursandur - praia dos diamantes, como é conhecida - devido a beleza dos icebergs na orla de areias negras, é uma das mais lindas praias não tropicais do mundo. Lá poderemos contemplar o lago de Jokulsarlon, toda essa região surpreende por suas paisagens, temperaturas e incríveis lendas;

Skogafoss: na minha opinião a cachoeira mais bonita da Islândia! Skógafoss é uma das maiores quedas de água da Islândia. Está situada na antiga linha costeira da parte sul da ilha, a cerca de 5 km da localidade de Skógar. Tem uma altura de 60 m e uma largura de 25 m, e transporta a água do rio Skógaá proveniente dos glaciares Eyjafjallajökull e Mýrdalsjökull;

Seljalandsfoss: estarão no caminho, você lembrará com certeza de muitas cenas dos cinemas e TV, como por exemplo Thor: The Dark World e Game of Thrones. Ajustaremos a chegada a Reykjavik para tentarmos mais uma vez ver as luzes ou nos prepararmos para uma caçada mais longa caso necessário se as condições analisadas por mim e minha equipe estiverem favoráveis.

Nosso roteiro na Islândia:

09 FEV - 18 FEV 2022

ROTEIRO DA EXPEDICÃO

DIA 01 - CHEGADA EM REYKJÄViK:

09 fev 2022

Chegaremos às 11:30 hs

Nossa chegada à capital da Islândia ocorreu através do aeroporto internacional de Keflavik. Seguiremos em um transfer privado para Reykjävik, na sequência check-in no hotel e o restante do dia livre para sua organização.

Caso você tenha solicitado o aluguel de roupas técnicas ou precise comprar

equipamentos, esse é o momento ideal. Recomendo uma caminhada pelo simpático centro da cidade, com sua arquitetura peculiar e uma variedade de bares e restaurantes para desfrutar. Não esqueça do famoso carneiro, do sorvete, das batatas fritas e mais uma lista de locais preparados por mim e pelos nossos tours leaders. À noite já estaremos prontos para a nossa primeira Caçada à Aurora ® , dando início a uma experiência num mundo repleto de boas energias, diferentes costumes aliados às luzes magnificas do Norte. Que alegria começar o ano nesta ilha cheia de energia, mitos, costumes e Luzes do

Norte.

DIA 02 - REYKJÄViK:

10 fev 2022

Iremos ao FlyOver, uma nova atração que faz um passeio virtual por toda a ilha, e ao Perlan, um Museu do Artico. Você terá uma excelente noção das características da região e assistirá a um filme sobre nossa Dama da Noite.

Passaremos para comer o famoso cachorro quente da Islândia, feito com carne de carneiro e considerado o melhor do mundo. Iremos também num dos maiores sucessos turísticos da Islândia, Sky Lagoon, é uma moderna estrutura para banhos de água Geotermal de frente para o mar. Depois dessa experiência prazerosa voltaremos ao hotel para a preparação de mais uma Caçada à Aurora ® .

Não esqueça que, nessa época do ano, os dias são curtos e as noites longas, mesmo assim, o pouco tempo que o sol fica acima do horizonte proporciona imagens e fotos lindíssimas.

DIA 03 - REYKJÄViK

11 fev 2022

O dia será livre para você se deliciar com as belezas de Reykjavik com certeza não

irá se arrepender. REYKJÄViK abriga os museus Nacional e Saga, que contam a

história viking da Islândia. À noite nossa despedida dos céus da região, Caçada à

Aurora ®.

A incrível igreja em concreto Hallgrimskirkja e a cúpula em vidro giratória Perlan são alqumas das atrações da capital e da maior cidade do país. Mesmo não guiando seu passeio, estarei sempre à disposição para recomendar experiências e atividades extras para esse dia, embora você deve saber que a Expedição Aurora

Boreal ® poderá ter sempre surpresas te aguardando. Energia renovada para nossa última noite de caçada na presença da nossa Dama da Noite.

DIA 04-REYKJÄViK - GOLDEN CIRCLE:

12 fev 2022

Café da manhã no hotel, na sequência um briefing e seguiremos viagem, é dia de

passear pelo famoso "Golden Circle", composto por várias paisagens e riquezas

naturais da Islândia, como a região dos gêiseres, a maravilhosa cachoeira de Gullfoss e o Parque Nacional de Pingvellir.

Analisarei as condições da Aurora Boreal, decidindo assim a dinâmica dessa noite

para então Caçar as Luzes do Norte. Em janeiro as estradas estão congeladas,

escolho especificamente os locais de pernoite e o roteiro para termos a maior

segurança possível, maximizando as chances de Aurora em todas as noites. É muito comum as estradas serem fechadas na ilha toda durante o inverno, entretanto eu e minha equipe estaremos atentos o tempo todo para que tudo ocorra como esperado em nossa programação.

DIA 05-GOLDEN CIRCLE-JÖKURSÁRLÓN:

13 fev 2022

Depois do café, aproveitamos a luz natural do meio dia e em seguida partiremos para a belíssima região do Parque Nacional Vatnajökull, Glacier Lagoon.

A pernoite será em Jokursarlon. No Caminho para a região das Geleiras, passaremos pelas famosas cachoeiras do Sul da Islândia, as praias de areia preta e os campos de lava. Para entender melhor a geografia da região faremos uma visita ao Lava Center, um pitoresco museu com plataforma de observação, cinema e experiências interativas sobre os vulcões. Já no hotel, quem sabe teremos a sorte de ver as luzes dançando sobre nossas cabeças? Podendo cogitar a possibilidade de irmos atrás delas pelas

estradas do Sul da Ilha. Nosso objetivo principal na viagem é a visualização da aurora boreal, por isso é bom lembrar que os horários podem ser modificados a qualquer hora, pois estamos falando de um incrível fenômeno natural e a natureza não pode ser comandada por nós, mas sim contemplada.

DIA 06 - JÖKURSÁRLÓN:

14 fev 2022

Após o café da manhã, partiremos para a região do Parque Nacional Vatnajökull, esse é um dos meus passeios favoritos em toda a Islândia. Mostrarei a belissima

Breidamerkursandur - praia dos diamantes, como é conhecida - devido a beleza dos icebergs na orla de areias negras, é uma das mais lindas praias não tropicais do mundo. Lá poderemos contemplar o lago de Jokulsarlon, toda essa região surpreende por suas paisagens, temperaturas e incríveis lendas. Quando vi pela primeira vez o

lago, fiquei por muito tempo admirando o espetáculo dos icebergs na lagoa tentando vencer a maré, a quantidade deles dependerá da maré e do degelo, mas sempre nos presenteia com suas particularidades naturais. Ao escurecer já estaremos a postos para mais uma noite pelas estradas congeladas iniciando mais uma Cacada à Aurora

(R).

DIA 07 - JÖKURSÁRLÓN - VIK:

15 fev 2022

No café da manhã no hotel, a saída será em direção a Reykiävik, levando conosco

toda a empolgação da noite anterior.

No percurso de volta para Reykjävik, apreciarmos as lindas paisagens do Sul da Islândia novamente, caso tenha ficado algum highlights faremos uma parada no

retorno, embora seja a mesma rota de volta a natureza nos presenteia com novidades diárias. Vamos rever alguns locais e a qualquer momento aptos para paradas estratégicas para as lindas fotografias. Ao anoitecer mais uma tentativa à procura das

luzes do Norte. O hotel escolhido para pernoitar tem uma localização privilegiada nos presenteando com as luzes, além de me trazer uma capilaridade de rotas para buscar

a melhor localização com o intuito de vermos as Luzes do Norte.

DIA 08-ViK -REYKJÄViK:

16 fev 2022

Nesse dia retornaremos à capital Reykjävík, faremos paradas no caminho para admirar e maravilhar-se com paisagens conhecidíssimas de seriados e filmes que rendem excelentes fotos. As cachoeiras de Skogafoss e Seljalandsfoss estarão no caminho, você lembrará com certeza de muitas cenas dos cinemas e TV, como por exemplo Thor: The Dark World e Game of Thrones. Ajustaremos a chegada a Reykjavik para tentarmos mais uma vez ver as luzes ou nos prepararmos para uma caçada mais longa caso necessário se as condições analisadas por mim e minha equipe estiverem favoráveis.

DIA 09-REYKJÄViK:

17 fev 2022

Tempo livre para você se deliciar com as belezas de Reykjavik durante o dia. Estou

sempre à disposição para recomendar passeios e atividades extras para esse dia. Energia renovada para nossa última noite de caçada na presença da nossa Dama da Noite.

DIA 10 EMBARQUE - REYKJÄViK: Sexta-feira • Föstudag | Dia das Comidas

18 fev 2022

O translado para o aeroporto ocorrerá de acordo e no horário do voo oficial.

O dia da despedida normalmente não é fácil, entretanto traremos conosco ótimas

recordações, histórias de momentos preciosos deste tempo inigualável que passamos juntos.Muito além dos registros fotográficos, traremos em nossa memória imagens que jamais sairão de nossas cabeças, cenas incríveis guardadas em nossos corações que

dificilmente conseguiremos expressar mesmo que com riqueza de detalhes. Boas amizades e lindas energias traremos também conosco. De acordo com o horário do voo, traslado até o aeroporto para embarque.

Casa do chip

https://youtu.be/czCBG1IMQEs

Curiosidades da Islândia

A cantora mais famosa é a Björk;

A Islândia é um dos países mais seguros do mundo. Média de 1.5 homicídios por ano;

A igreja Hallgrimskirkja é luterana;

Possui um dos melhores cachorro quentes do mundo! Bill Clinton passou por ele e falou que foi o melhor que já comeu e ganhou fama mundial;

A maioria das atrações turísticas são na beira da estrada e são gratuitas

A moeda é a coroa islandesa

Onde se hospedar:

Como se locomover na Islândia:

Qual moeda levar para Islândia:

A moeda local é a Coroa Islandesa

O que fazer em Reykjavik:

Curta caminhada no pequeno centro histórico de Reykjavík, onde o palácio Alþingi, ou o parlamento islandês, está localizado e nas margens do Lago Tjörnin, o Raðhús, um edifício moderno a prefeitura incluindo algumas igrejas todas modernas





Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo