Um bate e volta para Sintra: a cidade dos palácios

• 06 de abril de 2017

Sintra é uma pequenina cidade portuguesa que fica localizada a apenas 30 km de Lisboa, capital de Portugal, e é um destino bastante visitado principalmente através de um bate e volta desde de Lisboa.

Existem várias formas de se chegar a Sintra, contudo, sem dúvida alguma as mais procuradas são através de carro e de camboio, espécie de trem de superfície de Portugal. Como estava sozinho resolvi ir de camboio. Peguei o trem na famosa estação do Rossio, no centro de Lisboa, e o bilhete até Sintra custou cerca de 2,5€ o trecho.

O percurso é tranquilo e parte dele tem um vista bem legal para o oceano atlântico! Quem tiver com tempo recomendo dar um pulinho antes em Cascais, cidade litorânea bastante cobiçada e visitada em Portugal. E foi assim que fiz. Sai logo cedo de Lisboa e pouco mais de 20 minutos saltei na estação de Cascais dei um passeio por cerca de duas horas pela linda cidade.

LEIAM NOSSO POST DO BATE E VOLTA QUE FIZEMOS PARA CASCAIS.

Depois poderia seguir de camboio ou pegar um ônibus em frente ao shopping Vila em Cascais. Optei por pegar o ônibus e o trajeto levou cerca de 40 juntos e custou 4,5 €.

O ônibus me deixou na parte baixa da cidade e lá peguei um ônibus no estilo Hop on Hop Off que custava 5€ e subi até a vila de Sintra. Esse ônibus dá acesso 24 horas e o visitante pode subir e descer quantas vezes quiser!

A cidade de Sintra é Patrimônio Mundial da Unesco e fica aos pés de uma serra com seu mesmo nome. As principais atrações de Sintra são:

Vila de Sintra: o centrinho da cidade é repleto de casinhas, restaurantes e um pequeno comércio. A cidade é muito agradável e ideal para um passeio calmo. Aproveite para fazer uma refeição nos vários restaurantes da cidade.

Palácio Nacional da Pena: fica situado no alto da cidade a mais ou menos 528 metros de altura nos arredores de uma imensa floresta. Para chegar é preciso pegar o ônibus 434 e o ingresso do Parque + palácio custou 14€.

A vista do alto do local é surprendente. Vale cada centavo.

Castelo dos Mouros: trata-se de uma fortificação militar construída pelos Mouros e foi o primeiro Castelo de Portugal. Para chegar é preciso pegar o ônibus 434 e a entrada custa 7,5 €.

Foto: Wikipedia.

Palácio da Sintra : palácio de origem dos Mouros situado no Largo da Rainha Dona Amélia. A entrada custa 9,5€.

Quinta da Regaleira: é uma linda residência da antiga família Monteiro. O local possui uma arquitetura totalmente diferente dos demais castelos da região. O ingresso custa cerca de 6€.

Para voltar para Sintra basta pegar novamente o Comboio desta vez com destino a Lisboa, praça do Rossio. Espero que tenham gostado das dicas e qualquer dúvida teremos o maior prazer em respondê-los.

Diogo Vital Valença

Médico oftalmologista e viajante nas horas vagas