Dicas de Belize: um dos países mais incríveis da América Central

  • 29 de fevereiro de 2020
Dicas de Belize: um dos países mais incríveis da América Central


Sabe aquele destino que você nunca pensou que iria conhecer!? Belize foi um desses destinos e posso afirmar com sinceridade que valeu muito a pena conhecer esse pequeno país que fica situado na costa leste da América Central, entre a Guatemala e o México, voltado para o Mar do Caribe e que possui linda ilhas, a segunda maior barreira de corais do mundo, excelentes pontos de mergulho e uma história riquíssima com inúmeras ruínas maias.

 

 

Para quem não sabe Belize é um dos únicos paises da América Central que a língua oficial é o Inglês. Conheci Belize à convite da empresa TOP ENGLISH, franquia de aula de inglês delivery, na qual eu já faço aulas há mais de 2 anos e que foi através dela que eu aprendi a falar inglês e ter a liberdade que eu tenho de conhecer e explorar os mais diversos destinos do mundo sem me preocupar.

 

 

Como chegar em Belize:

 

Tucano símbolo de Belize. Foto: Travel Belize.

 

Para chegar em Belize desde o Brasil não é tarefa fácil, pois não existe nenhum voo direto para Belize City (aeroporto Philip S.W. Goldson International Airport), capital do país e local onde chegam os voos internacionais. A melhor forma de se chegar em Belize é via Panamá, México e Estados Unidos.

 

Quando ir para Belize:

 

Snorkeling na Reserva Marinha de Hol Chan.

 

Belize possui um clima quente o ano inteiro, mas para fugir das chuvas, a época ideal para a viagem é entre janeiro a maio. Estive no final do mês de janeiro e tive a felicidade de pegar todos os dias ensolarados.

 

Informações gerais de Belize:

 

Pôr do Sol em Caye Caulker.

 

Língua oficial – como já mencionei acima é o inglês, porém, para quem fala apenas o espanhol não existirá dificuldade na comunicação, pois Belize faz fronteira com países que falam espanhol e praticamente toda a população fala como segunda língua;

Moeda e preços – A moeda local é o dólar de Belize (BZD). A taxa de câmbio é fixa de BZD 2 para US$ 1. Todos os destinos aceitam o dólar americano então não precisa se preocupar em fazer cambio;

Internet – o pacote de internet pode ser adquirido facilmente no país. Compramos o chip local DIGI e funcionou bem em todos os destinos que visitamos. Custou cerca de 25 usd.

Passaporte, Visto e Vacina – brasileiros não precisam de visto para visitar Belize, precisam apenas de passaporte válido e do certificado internacional de vacinação contra a febre amarela.

 

Principais atrações de Belize:

 

Recomendo passar uma semana em Belize para conhecer as principais atrações desse país surpreendente. Infelizmente, só tive 5 dias e como todos sabem sou um apaixonado pelo mar e pelo mergulho e resolvi aprofundar meu roteiro nos destinos de praia de Belize como San Pedro e Caye Caulker. As principais atrações de Belize são:

 

San Pedro: fica situado em Ambergris Caye e é a região que mais recebe turistas em Belize. Esse destino ficou mundialmente conhecido por ter sido mencionado pela cantora Madonna na música LA ISLA BONITA. Para chegar em San Pedro existem duas maneiras: ir de avião, que é a forma mais cara, ou usar o Water Taxi saindo de Caye Caulker, Belize City ou Chetumal, no México.

 

 

Caye Caulker: é uma ilha bem pequena, vizinho a ilha de San Pedro, que começou a ser descoberta pelos turistas a pouco mais de 3 anos. Diferentemente de San Pedro Caye Caulker é bem mais tranquila e possui uma atmosfera incrível, ideal para explorar os principais passeios do mar do caribe. Para chegar em Caye Caulker existem duas maneiras: ir de avião, que é a forma mais cara, ou usar o Water Taxi saindo de San Pedro, Belize City ou Chetumal, no México.

 

 

Great Blue Hole (Grande Buraco Azul): sem dúvida alguma é a atração mais famosa e cobiçada do país. Esse grande buraco azul fica situado na segunda maior barreiras de corais do mundo a mais ou menos 100 km da costa e é possível ser visitado de duas formas: através de um voo panorâmico e a outra através dos passeios para mergulho. A Blue Hole possui cerca de 124 metros de profundidade e 300 metros diâmetro.

 

 

San Ignacio: cidadezinha situada próximo a fronteira com a Guatemala. Esse é o destino ideal para quem gosta de trilhas, rafting, e muito verde. É nessa região onde fica uma das principais atrações que se chama Mountain Pine Ridge Forest Reserve

 

Foto: Travel Belize.

 

Cultura Maia: Belize possui alguns sítios arqueológicos. Os que mais se destacam são: Caracol, Lamanai, Altun Ha e Xunantunich. Como eu já havia explorados as pirâmides do México optei por não explorar essas atrações.

 

 Xunantunich. Foto: Travel Belize.

 

Placencia: a Península de Placencia reúne três das praias mais lindas da cidade, a praia Maya, Seine Bight e Placencia Village. As duas primeiras praias são um verdadeiro refúgio do agito, proporcionando um dia em águas cristalinas de muito sossego. Já a última tem uma orla agitada com restaurantes e intensa vida noturna. Também é procurada por amantes de esportes aquáticos

 

Placencia. Foto: Travel Belize.

 

Nosso roteiro em Belize:

 

 

O principal objetivo da minha viagem foi conhecer as lindas ilhas de Belize, suas praias, pontos de mergulho e a lendária Blue Hole.  Pensando nisso resolvi montar meu roteiro explorando as ilhas de Caye Caulker e San Pedro. Minha primeira parada foi Cay Caulker, local onde passei 3 dias inteiros e aproveitei para fazer inúmeros passeios e mergulhos, e depois segui para San Pedro, destino mais visitado de Belize onde fiquei dois dias inteiros e fiz também vários passeios pelo Mar do Caribe.

 

Vejam nosso vídeo com os melhores momentos da nossa viagem e aproveitem e se inscrevam em nosso canal do youtube:

 



Esse artigo foi lido 215 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também