Japaratinga - um pedaço do paraíso alagoano

  • 23 de junho de 2020
Japaratinga - um pedaço do paraíso alagoano


A paradisíaca praia de Japaratinga faz parte da região das Costa dos Corais e é um dos principais destinos turísticos de Alagoas, ficando a 117 km de Maceió, capital de Alagoas, e a 147 km de Recife, capital de Pernambuco.

O destino é ideal para quem gosta de praias paradisícas; boas pousadas; praia calma e com àgua transparante e morna; bons passeios e o melhor: ótimo custo x benefício.

Como ir para Japaratinga:

Japaratinga fica a 117 km de Maceió, capital de Alagoas, e a 147 km de Recife, capital de Pernambuco. A estrada é bem conservada e o acesso ao município é relativamente fácil. Partindo de Maceió basta seguir a AL 101 norte no sentido de Recife, passando direto pela  Usina Santo Antônio ou entrando na Usina e passando por São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras e fazendo a travessia de balsa até Japaratinga. Esse segundo caminho é bem mais demorado mas permite o turista conhecer algumas das praias mais bonitas de Alagoas como a Praia de São Miguel dos Milagres e do Patacho.

Qual a melhor forma de conhecer Japaratinga:

A melhor maneira para conhecer a região em sua plenitude é de carro pois existem inúmeras praias em Japaratinga e nos municípios vizinhos de Porto de Pedras, Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Onde se hospedar em Japaratinga:

A região é repleta de pousadas e hotéis. Já estivemos na região em várias oportunidades e  ficamos hospedados na Pousada do Alto e na Villa Cobé.

A pousada do Alto é linda, com uma vista deslumbrante da praia de Japaratinga, quartos amplos, atendimento nota 10 e comida deliciosa (vejam nosso post específico sobre essa linda pousada).

Vista da Pousada do Alto.

Já a pousada Vila Cobé é nova na região e fica situada a beira mar de Japaratinga com quartos confortáveis, piscina em frente ao mar e atendimento impecável. São duas ótimas opções. Vejam nosso review da pousada clicando aqui.

Varanda do nosso quarto.

Conheçam todas as pousadas de Japaratinga clicando aqui e reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking e do hoteis.com que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 

Quando ir para Japaratinga:

A região possui basicamente duas estações: o verão e o inverno! O período mais badalado sem dúvida é o verão, contudo, nesta época as pousadas ficam lotadas e os preços duplicam.

Já o inverno possui uma grande presença de chuvas e algumas pousadas aproveitam para dar férias coletivas. A cor do mar muda um pouco e alguns restaurantes ficam fechados. Recomendaria ir entre os períodos de março a maio e de setembro a novembro que não fazem parte da alta estação, os preços são mais tranquilos, e o tempo é maravilhoso.

A região é paradisíaca e possui vários quilômetros de praias desertas.

O que fazer em Japaratinga?

1) Passeio para as piscinas naturais: a região, também conhecida como Costa dos Corais, possui a segunda maior barreira de corais do mundo, com uma vida marinha repleta de exuberância. Existem duas piscinas naturais na região (Maragogi e Japaratinga) e vários empresas fazem esse programa. O passeio custa em média R$ 50 reais por pessoa. OBS.: Olhar no dia anterior qual será o horário do passeio, pois o horário modifica de acordo com a maré;

2) Passeio pelos Municípios vizinhos: porto de Pedras (fazer o passeio do Rio Tatuamunha e ir na Praia do Patacho), São Miguel dos Milagres e Maragogi (fazer o passeio das piscinas naturais);

3) Passeio do Rio Tatuamunha: esse passeio acontece no Município de Porto de Pedras. O passeio é lindo e é nele que se pode observar o peixe-boi, um dos maiores mamíferos aquáticos do mundo. O passeio acontece praticamente todos os dias e custa R$ 35,00 reais por pessoa.

Onde comer em Japaratinga:

A região possui várias pousadas de charme com restaurantes maravilhosos. Os Restaurantes que mais chamam atenção na região são: o restaurante da pousada do Alto, da Estalagem Caiuia e o Restaurante Tuyn, este último situado em Maragogi.

Risoto de Lagosta do Restaurante Tuyn.

Camarão com purê e Molho de frutas vermelhas do Restaurante Tuyn.

Filé de Badejo ao Molho de Laranja do Restaurante Caiuia.

O que combina com Japaratinga:

Como já falamos no início do post Japaratinga fica no litoral norte de Alagoas próximo a diversas praias:

Enfim, vale muito a pena conhecer Japaratinga. Na minha opinião dos destinos mais agradáveis de Alagoas. Qualquer dúvida é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los.



Esse artigo foi lido 29148 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também