Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres

  • 06 de abril de 2022
Alagoas: Dicas de São Miguel dos Milagres


O paraíso realmente existe e fica localizado no Litoral Norte de Alagoas. O Município de São Miguel dos Milagres ficou até pouco tempo no anonimato, contudo, nos últimos anos a região da Costa dos Corais caiu no gosto da mídia e dos turistas e hoje é um dos principais destinos do nordeste.

Milagres como passou a ser chamado recentemente possui pouca infraestrutura para o turismo, contando com algumas dezenas de pousadas de charme onde os proprietários primam para que seus hospedes tenham uma verdadeira experiência na região. E é exatamente isso que atrai tantos visitantes para esse destino. 

São quilômetros de praias paradisíacas, com um verde inconfundível. Talvez o verdadeiro charme do local seja esse: a junção da simplicidade e simpatia dos moradores com praias de águas calmas, mornas e transparentes!

Não deixem de ler nosso "GUIA COMPLETO DE MACEIÓ"

Como ir para São Miguel dos Milagres:

São Miguel dos Milagres fica a 97 km de Maceió, capital de Alagoas, e a 220 km de Recife, capital de Pernambuco. A estrada é bem conservada e o acesso ao município é relativamente fácil.

Partindo de Maceió basta seguir a AL 101 norte no sentido de Recife e após o Município de São Luiz do Quitunde, logo após a Usina Santo Antônio, virar à direita no sentido de Barra de Camaragibe! A partir dai siga até Passo do Camaragibe e depois até Barra de Camaragibe. 

Chegando em Barra de Camaragibe não tem erro! Basta seguir reto até o seu destino final.

Praia do Riacho São Miguel dos Milagres
Praia do Riacho São Miguel dos Milagres

Qual a melhor forma de conhecer São Miguel dos Milagres:

A melhor maneira para conhecer a região em sua plenitude é de carro pois existem inúmeras praias em São Miguel dos Milagres e nos municípios vizinhos como Porto de Pedras, Passo do Camaragibe e Japaratinga!

Algumas empresas também fazem passeios de bate e volta para São Miguel dos Milagres desde Maceió mas esses se resumem a passar o dia em um receptivo e se a Maré estiver boa fazer um rápido passeio para as piscinas naturais. É uma boa opção para quem não gosta de alugar carro ou possui pouco tempo em Alagoas.

Onde se hospedar em São Miguel dos Milagres:

A região é repleta de pousadas de Charme. Podemos citar como exemplo a Pousada do Toque, uma das mais luxuosas de Alagoas; Pousada Cotê Sud; Vila Pantai; Recanto dos Milagres; Pousada Amendoeira,  entre outras. Confiram nossas recomendações e FAÇAM SUA RESERVA AQUI.

Villa Mar Milagres: são seis bangalôs de luxo situados a 80 metros da Praia do Riacho, praia mais bonita de São Miguel dos Milagres. O Villa Mar Milagres possui bangalôs por temporada com piscinas privativas, preço muito bom, quartos super bem decorados que acomodam até 4 pessoas (aceitam criança), serviço de limpeza, cozinha onde os hospedes podem preparar suas refeições e uma atmosfera única na região. Para fazer sua reserva basta acessar o instagram @villamarmilagres ou fazer seu orçamento pelo whats app 82 99978-4334.

Bangalôs do Villa Mar Milagres
Bangalôs do Villa Mar Milagres
Quartos do Villa Mar Milagres
Quartos do Villa Mar Milagres
Área externa do Villa Mar Milagres
Área externa do Villa Mar Milagres

Naim Studios Milagres: pousada super aconchegante com ótimos preços. O local conta com quartos amplos, bem decorados e todos os quartos possuem piscina privativa. Os Studios ficam numa localização estratégica próximo das principais praias da região, dos melhores passeios e restaurantes. Para saber mais CLIQUE AQUI.

Piscina do Naim Studios Milagres.
Piscina do Naim Studios Milagres.

Pousada Nori: situada na praia do Riacho essa linda pousada possui quartos amplos e confortáveis com piscina privativa, café da manhã maravilhoso e funcionários sempre dispostos a ajudar. Esse é sem dúvida o local ideal se você procura descansar e viver dias incríveis na Rota Ecológica dos Milagres. Para maiores informações clique aqui.

Pousada Nori
Pousada Nori

Pousada do Toque: é a mais famosa da região e possui uma estrutura bastante luxuosa. Os quartos são muito bem decorados, o atendimento maravilhoso e a comida sensacional. Para conhecer mais da pousada CLIQUE AQUI.

Pousada do Toque.

Pousada Villa Pantai: pousada situada a beira mar de São Miguel dos Milagres com excelente custo x benefício. Vale muito a pena conhecer esse pedacinho de paraíso. Clique aqui para fazer sua reserva.

Pousada Villa Pantai.

Pousada Côté Sud: essa é uma das minhas pousadas favoritas na região. Possui quartos maravilhosos, uma piscina de borda infinita linda e uma gastronomia de tirar o chapéu. Conheçam mais sobre clicando aqui.

Pousada Côté Sud.

Pousada Recanto dos Milagres: para quem procura uma pousada mais simples, mas com todo conforto necessário para um descanço após um longo dia de praia recomendamos a Pousada Recanto dos Milagres que fica na Praia do Riacho, a minha favorita na região. Conheçam mais sobre a pousada clicando aqui.

Pousada Recanto dos Milagres.

Na verdade a região é bem democrática, possuindo desde pousadas de alto nível até opções mais econômicas como casas para alugar, pequenas pousadas e até mesmo um camping, que fica situado na beira da praia do Riacho.

Reservem seus hotéis e pousadas através dos nossos links (banners) do Booking e do hoteis.com que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis. 

Para quem procura uma opção de casa por temporada recomendamos os chalés da Sol de Milagres (@soldemilagres). São 4 chalés super completos que acomodam até 4 pessoas, todos muito confortáveis, com estacionamento, área de lazer, café da manhã e um preço muito acessível.

Os Chalés ficam localizados a 200 metros da Praia do Riacho, uma das melhores localizações da região. Para fazer o orçamento com eles basta ir no instagram @soldemilagres.

Kai Milagres: quem procura uma casa por temporada recomendamos o Kai Milagres. Eles possuem três quartos, piscina, gourmet completo, cozinha 100% equipada e uma localização privilegiada a 60 metros da praia. Para fazer sua reserva manda um whats app no 82 98109-0243.

Kai Milagres.
Kai Milagres.

Quando ir para São Miguel dos Milagres:

Praia do Riacho.
Praia do Riacho.

A região possui basicamente duas estações: o verão e o inverno! O período mais badalado sem dúvida é o verão, contudo, nesta época as pousadas ficam lotadas e os preços duplicam. A região é bastante conhecida por ter um dos réveillons mais badalados do país chamado "Tamo Junto". Neste período a cidade fica lotada de jovens de todo o Brasil e as festas são maravilhosas.

Já o inverno possui uma grande presença de chuvas e algumas pousadas aproveitam para dar férias coletivas. A cor do mar muda um pouco e alguns restaurantes ficam fechados. Recomendaria ir entre os períodos de março a maio e de setembro a novembro que não fazem parte da alta estação, os preços são mais tranquilos, e o tempo é maravilhoso.

O que fazer em São Miguel dos Milagres?

Recomendo passar no mínimo três dias inteiros para conhecer a região, pois existem inúmeras praias e vários municípios vizinhos interessantes.

1) Passeio para as piscinas naturais: a região, também conhecida como Costa dos Corais, possui a segunda maior barreira de corais do mundo, com uma vida marinha repleta de exuberância. Existem diversas piscinas naturais e vários jangadeiros fazem esse programa. Os passeios partem de vários locais, os principais são na praia do Riacho e na Praia do Toque. Se estiver em alguma pousada recomendo agendar o passeio direto com eles. O passeio custa em média R$ 40 reais por pessoa. OBS.: Olhar no dia anterior qual será o horário do passeio, pois o horário modifica de acordo com a maré. Verifique a tábua da maré AQUI.

Piscinas naturais vista do Drone.
Piscinas naturais vista do Drone.

O diferencial da região é que as piscinas (são várias) ficam próxima da costa a menos de 10 minutos de passeio do local de partida. Dica: é possível levar bebida e comida!

Videozinho do nosso mergulho de snorkel nas piscinas naturais. Dica importante: leve seu equipamento de mergulho pois no local não vende e nem aluga!

Como a região fica na Costa dos Corais, uma das maiores barreiras de corais do mundo, a vida marinha do local é muito grande! Possuindo várias espécies de peixes e corais.

2) Mirante de São Miguel dos Milagres:  é um local onde se pode ter uma vista panorâmica da cidade. O acesso fica por trás da Igreja da cidade. O acesso é fácil e rápido.

Vista do Mirante de São Miguel dos Milagres.
Vista do Mirante de São Miguel dos Milagres.

Para chegar até o alto é necessário estar de carro pois a estrada é curta, porém, é muito íngreme. Além desse mirante existe outro no município de Porto de Pedras. Recomendamos conhecer os dois, pois são bem diferentes.

3) Municípios vizinhos à São Miguel dos Milagres: PORTO DE PEDRAS fazer o passeio do Rio Tatuamunha e ir na Praia do Patacho, considerada um das praias mais bonitas do Brasil; JAPARATINGA e MARAGOGI fazer o passeio das piscinas naturais. As piscinas Naturais de Maragogi são bem diferentes de todas as outras pois ficam muito afastadas da costa.

4) Passeio do Rio Tatuamunha e do projeto Peixe Boi: Esse passeio acontece no Município de Porto de Pedras, mais ou menos a 15 minutos de milagres. O passeio é lindo e é nele que se pode observar o peixe-boi, um dos maiores mamíferos aquáticos do mundo. O passeio acontece praticamente todos os dias e custa R$ 35,00 reais por pessoa.

Rio Tatuamunha.
Rio Tatuamunha.

O local é repleto de mangues e espécies nativas. O passeio é feito em um pequeno barco com a presença de um guia explicando todos os detalhes da fauna e da flora da região. Realmente uma experiência incrível.

5) Pôr do sol:  o pôr do sol da região é incrível e rende ótimas imagens. Não deixe de conferir ao menos um dia esse verdadeiro espetáculo da natureza.

6) Passeio de Paramotor: um passeio imperdível na região é o sobrevoo de paramotor. O espanhol David Garcia, proprietário da Pousada Ninoa, faz o passeio na região é o visual é um dos mais bonitos que já vi na minha vida. O passeio pode ser de 10 ou 20 minutos e é preciso reservar pelo telefone 82 99387-8383.

Onde comer em S. Miguel dos Milagres:

A região possui várias pousadas de charme com restaurantes maravilhosos. Os Restaurantes que mais chamam atenção na região são o Villa Milagres, o Patrícia Bistrô e o Restaurante no Quintal.

O @villamilagres é uma Vila super agradável e charmosa com restaurante e lojinha que é o lugar mais animado da região com uma gastronomia impecável, bons drinks e música ao vivo!

O restaurante do Villa Milagres e comandado pela Chef Veronica Inojosa que além de Chef e proprietária também é artista plástica e possui várias telas espalhadas pelo local. As estradinhas, os pratos e as sobremesas são um espetáculo.

A lojinha da @villamilagres é o local ideal para comprar lembrancinhas para a família e amigos. Lá eles possuem peças da Júlia Nogueira (Sert’ao Encantado), da Marina Ferro Handmade e também possuem marca própria com estampas exclusivas.

O Villa Milagres é um local imperdível para quem visita esse pedaço de Alagoas. Eles funcionam de quarta a segunda a partir das 18:00 hs, com ou sem reserva, e no final de ano eles funcionarão praticamente todos os dias. Para ficar antenado no horário basta acompanha-los no instagram @villamilagres.

Outra ótima opção é o recém-inaugurado restaurante Patrícia Bistrô possui cozinha contemporânea e é comandado pela Chef Patrícia Possas. O Ambiente do restaurante é bastante aconchegante e charmoso; possui ótimas opções de pratos; bons vinhos e um serviço super atencioso.

O Patrícia Bistrô fica localizado em Porto da Rua e precisa de reserva.  O Restaurante funciona de quinta a terça das 19 às 23 horas e no almoço de sexta a domingo das 12 às 15 horas. Contato para reserva: 82 99175-3663 e 3295-1151.

Destaque para o polvo maçaricado com espuma de coco, farofa de maracujá e purê de abóbora. Perfeito.

Existem alguns outros restaurantes na região como o Receptivo Recanto dos Milagres, na praia do Riacho, e o Restaurante do Enildo que fica na rua da praia, no povoado de Porto da Rua.  

Recomendamos alguns outros nos municípios vizinhos: Restaurante da Pousada Ninoa: o Espanhol David Garcia prepara pratos deliciosos no restaurante da pousada Ninoa, em Porto de Pedras. Destaque para autêntica Paella Valenciana que é feita no local, um dos melhores pratos que já provamos nas nossas vidas, e para a sobremesa de cocada e sorvete de doce leite caseiro. O local é aberto para almoço e jantar e precisa de reserva 82 99387-8383.

Corten: restaurante situado no Hotel Pedras do Patacho, Praia do Patacho, Porto de Pedras. O restaurante é aberto ao público mediante reserva e possui uma decoração e uma vista linda. O cardápio possui ótimas opções de carnes e frutos do mar. Vale muito a pena conhecer esse local. Contato para reserva: 82 99186-1095.

Restaurante da Pousada Xuê: O local precisa de reserva e a culinária é simplesmente perfeita. Com ótimas opções de frutos do mar e de carnes. Para reservas entre em contato com a proprietária Mariella através do (82) 99103-9909.

Não deixem de ver nosso vídeo com lindas imagens de São Miguel dos Milagres e aproveitem e se inscrevam em nosso canal do Youtube:

Já conhecem nosso canal do Youtube? São mais de 100 vídeos de viagens ao redor do mundo! CLIQUE AQUI  e se increva.

O que combina com São Miguel dos Milagres:

Como já falamos no início do post São Miguel dos Milagres fica no litoral norte de Alagoas próximo a diversas praias:

Enfim, vale muito a pena conhecer São Miguel dos Milagres. Na minha opinião é uma das mais bonitas e agradáveis regiões do Estado de Alagoas. Qualquer dúvida é só perguntar que teremos o maior prazer em respondê-los.

Passeios em Alagoas.

Se você estiver vindo para Alagoas e quiser fazer seus passeios de forma segura, confortável e com guias maravilhosos entrem em contato com a empresa VIP TURISMO MACEIÓ e façam seu orçamento. Eles são super atenciosos e fazem o orçamento por por whats app 82 98166-6500 ou pelo direct do instagram @vipturismomaceio.  

INVISTA EM SÃO MIGUEL DOS MILAGRES:

O Villa Sapê é um condomínio de casas de charme que fica em uma das melhores localizações de São Miguel dos Milagres a poucos metros da praia e das principais atrações da região!



Esse artigo foi lido 154206 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também