Dicas de Recife e Olinda: atrações, restaurantes, hotéis, passeios e muito mais

  • 27 de abril de 2020
Dicas de Recife e Olinda: atrações, restaurantes, hotéis, passeios e muito mais


Recife, capital de Pernambuco, terra do frevo e do maracatu, destino multicultural com inúmeras atrações turísticas, rica gastronomia e belas praias é um destino muito interessante para ser acrescentado em uma viagem pelo nordeste do Brasil.

Como chegar em Recife:

A cidade de Recife e Olinda ficam localizadas a pouco mais de 230 km de Maceió capital de Alagoas e a 122 km de João Pessoa, capital da Paraíba.

Para os Alagoanos a melhor forma de ir para Recife é pela BR que se encontra praticamente toda duplicada. A estrada está muito boa e bem sinalizada.

O Aeroporto Internacional do Recife recebe voos de diversos estados do Brasil e do Exterior. Diversas empresas aéreas operam esse destino e o aeroporto fica a poucos minutos dos principais atrativos da cidade.

Quando ir:

Praia de Boa Viagem.

Recife é um daqueles destinos que podem ser visitados o ano inteiro. Se for casar Recife com as praias de Pernambuco recomendo evitar o período do inverno e de altíssima estação, pois as praias ficam completamente lotadas. Os melhores meses são outubro, novembro, março e abril.

Atrações turísticas de Recife:

Como toda cidade grande Recife possui diversas atrações turísticas interessantes. As que mais gostamos são:

Praia de Boa viagem: é a praia mais bonita e mais procurada do Recife. A praia é bem bonita e possui um calçadão bem agradável para pratica de atividades físicas. Na faixa de areia é possível alugar um guarda sol e cadeiras e curtir a praia. Cuidado com o banho, pois a região possui a grande incidência de tubarões (leiam com atenção as placas).

Recife Antigo: é o meu bairro favorito na cidade. Foi nesta região onde a cidade começou e atualmente é uma região bem comercial que possui um rico e preservado conjunto arquitetônico.

É no Recife Antigo que fica o Marco Zero, praça que demarca o local onde a capital pernambucana nasceu; o Museu Cais do Sertão, local que conta a história do sertão; o Parque das Esculturas, local repletos de abras do artista Brennand; o Centro de Artesanato, onde é possível comprar peças dos artesãos da região e os armazéns que possuem vários bares e restaurantes.

Casa da Cultura: fica situada no bairro de Santo Antônio e funciona em um local onde funcionava um antigo presídio que hoje abriga galerias de arte nas celas. Essa atração é bem interessante e merece ser visitada.

Instituto Ricardo Brennand:  O Instituto Ricardo Brennand é um espaço cultural sem fins lucrativos inaugurado em 2002, que conta com um valioso acervo artístico e histórico originário da coleção particular do industrial pernambucano Ricardo Coimbra de Almeida Brennand. O local é lindo e é considerado uma das atrações mais cobiçadas do Nordeste. Não deixem de percorrer o Museu Castelo São João (museu de armas brancas), Pinacoteca, Biblioteca, Auditório, Jardins das Esculturas e uma Galeria para exposições temporárias e eventos. O Instituto funciona de terça a domingo, das 13h às 17h.

Foto do site do Instituto.

Forte das Cinco Pontas: foi construído em 1630 durante a ocupação holandesa nas áreas que hoje abrigam as cidades de Recife e Olinda.

Pracinha de Boa Viagem: essa praça fica em frente à Praia de Boa Viagem e é lá onde todas as noites funciona uma feirinha com vários artesanatos e barracas que vendem comidas da região.  Não deixem de visitar a bela igreja de Nossa Senhora de Boa Viagem.

Mergulho em Recife:  Recife e arredores possuem ótimos pontos de mergulho. Na região existem vários naufrágios e arrecifes.

Olinda:

A cidade de Olinda fica a apenas 10 km de Recife e é uma atração imperdível para quem visita à capital pernambucana. São várias igrejas, ruelas, conventos e restaurantes legais que existem na cidade histórica.

Não deixem de ir ao Alto da Sé, local onde fica a Catedral da Sé e que possui uma vista incrível; o Convento de São Francisco, Igreja do Carmo e na Casa dos Bonecos Gigantes.      

Compras em Recife:

Os maiores e mais procurados Shoppings de Recife são o Shopping Center Recife e o Riomar. Ambos são ótimas opções de compras e possuem uma excelente infraestrutura com várias lojas e restaurantes.

Onde se hospedar em Recife:

A cidade de Recife conta com ótimos hotéis com preços bem atrativos durante quase todo ano. Os principais hotéis da cidade são:

Mar Hotel Conventions: é um dos hotéis mais famosos e conhecidos do Recife. O hotel fica muito bem localizado, próximo das principais atrações da cidade, possui uma ótima área de lazer ideal para criançada brincar e quartos amplos. Para saber mais sobre o hotel clique aqui.

Onde comer em Recife e Olinda:

Recife e Olinda possuem ótimas opções de bares e restaurantes. Nossa colunista Cacau, leia-se @relatosdeviagens, fez um post com várias dicas de restaurantes na cidade. Clique aqui para conferir tudo.

Outras opções que não estão no post e que também recomendamos são: Ponte Nova, do chef Joca Pontes; Leite, considerado o restaurante mais antigo do Brasil; o Mingus ; o Bar Alphaiate; Pobre Juan; Venda de seu Antônio, local que é famoso pelas suas caipiroscas e o Beijupirá de Olinda, local com uma decoração linda e vista deslumbrante de Recife e Olinda.  

O que combina com Recife:



Esse artigo foi lido 6550 vezes!

Sobre o Autor

Marcio Vital Valença

Advogado e explorador do mundo nas horas vagas. Conhece mais de 55 países em todos os continentes. Instagram @marcionomundo

Veja Também