Fernando de Noronha: A Trilha do Atalaia

  • 05 de outubro de 2015
Fernando de Noronha: A Trilha do Atalaia


A Ilha de Fernando de Noronha está cada dia mais sendo procurada pelo ecoturismo, mais especificamente por suas trilhas. O Arquipélago possui diversas opções de trilhas. Algumas simples e outras com um alto grau de dificuldade.


A empresa Caminhos de Noronha realiza todas as trilhas oferecidas na Ilha. O projeto é da guia Sílvia Morais Nobre, que é presidente da Associação dos Condutores e foi uma pessoa que nos recebeu de braços abertos na Ilha, sempre muito atenciosa e disposta a resolver qualquer situação. Todos os guias da empresa são especializados e credenciados pelo Icmbio.

As principais trilhas são:  Atalaia Longa; Capim Açu; Trilha do Piquinho. Todas essas são obrigatórias a presença de guia.


Existem ainda trilhas que são alto guiadas, ou seja, que podem ser feitas por conta própria: Atalaia Curta, Abreus e Piscina do Morro de São José.

Optamos por fazer a Trilha Curta do Atalaia pois nosso tempo estava bastante corrido, nossa vontade mesmo era fazer a Atalaia Longa. Fizemos todo procedimento de reserva e contratamos um Guia pela empresa Caminhos de Noronha.

Uma dica importantíssima é a seguinte: como atualmente as trilhas estão sendo cada vez mais procuradas e o número de visitantes na área do Parque Nacional é limitado é preciso fazer a reserva no Icmbio com bastante antecedência.

Para se ter uma noção algumas pessoas que iam ficar na ilha por dez dias e tentaram fazer reserva da Trilha do Atalaia no primeiro dia não conseguiram. O diferencial de procurar uma empresa é justamente essa! Fazer a reserva e pegar um guia especializado.

Pois bem. Nossa trilha estava marcada para 12:00 horas. Chegamos alguns minutos antes da entrada no portão da Trilha da Atalaia e preenchemos alguns documentos e alugamos colete e snorkel para fazer o mergulho na piscina do Atalaia. O material completo custou 20 reais por pessoa.

Após esse procedimento tivemos uma pequena aula sobre a trilha e sobre como deveríamos nos portar durante o trajeto. 

Durante o trajeto de ida, nossa guia, Sra. Sílvia, foi passando diversas informações  e contanto um pouco da história da Ilha. Realmente fazer a trilha com Guia foi maravilhoso. Nos sentimos seguros todo tempo e conhecemos muitas espécies locais! 

A trilha curta tem duração de 30 minutos cada trecho e tem dificuldade nível baixo, contudo, é interesse ter um certo preparo físico pois a volta é feita numa pequena ladeira.

O ponto alto da trilha do Atalaia é a sua piscina natural, que nada mais é do que uma pequena praia que se forma quando a maré fica baixa, por isso que o horário da trilha varia todos os dias.


A piscina realmente é linda e possui uma transparência incrível. Cada grupo tem direito a mergulhar no local durante 30 minutos. Durante o nosso mergulho vimos várias espécies de peixes, crustáceos e até uma moreia. Nossa guia relatou que várias vezes é possível observar até tubarão no local.


Depois do mergulho ficamos mais um pouco admirando o local e nossa guia mais uma vez deu outra aula sobre o meio ambiente. O trajeto total com o banho dura em torno de 2 horas.

Adoramos ter feito esse passeio em Fernando de Noronha. Foi uma experiência única e recomendamos para todos tanto o passeio como a empresa @caminhosdenoronha.

Não deixem de assistir nosso vídeo sobre a trilha:

Caminhos de Noronha:
Site: 
www.caminhosdenoronha.com.br
Email: [email protected]
Fone: (81) 99120-8280 Whatsapp: (81) 99120-8280



Esse artigo foi lido 3831 vezes!

Veja Também