As praias mais bonitas de Alagoas

  • 01 de setembro de 2016
As praias mais bonitas de Alagoas


Alagoas é um dos principais destinos turísticos do Brasil e do Nordeste. O Estado é repleto de belezas naturais, com várias praias de areia branca e um azul inconfundível. Neste post vou falar um pouco das principais praias do nosso Estado. Para facilitar um pouco vou dividir as praias pelo litoral norte, do litoral sul, e as praias urbanas de Maceió.

 

Por falar em Maceió, vamos falar logo sobre as duas principais praias urbanas que por sinal são na minha opinião as duas praias urbanas mais bonitas do país.

 

Praias Urbanas de Maceió

 

Ponta Verde - A praia da Porta Verde é na minha opinião a "praia urbana" mais bonita do país. Nesta praia é possível fazer diversas atividades: praticar atividades físicas na orla, praticar esportes náuticos, pesca, entre outras. 

 

 

Além disso, a região possui várias barracas de praia com excelente estrutura e boa música. Aos domingos uma grande faixa da orla fica fechada "rua fechada" onde acontecem diversas atividades. 

 

 

Praia da Pajuçara - é uma região que teve um grande crescimento nos últimos anos e conta com várias opções de hospedagem. As principais atrações da região são: O passeio para as Piscinas Naturais e a Feira do Artesanato.

 

 

O passeio das Piscinas Naturais é imperdível e custa em média 30 reais por pessoa. As jangadas partem da balança do peixe da Pajuçara, em frente ao Hotel Radisson, e saem de acordo com a tabua da maré. Os passeios duram em média 2 a 3 horas.

 

A feira do artesanato fica localizada em frente ao Hotel Sete Coqueiros. Lá é possível encontrar a arte de diversos artistas locais. 

 

 

Praias do Litoral Norte

 

Para fazer os passeios para do litoral norte ou do litoral sul existem duas opções: ir de carro próprio ou alugado ou contratando uma das diversas empresas que fazem o passeio. Existem várias empresas vendendo em diversos ponto da orla (existe uma grande concentração próximo a feirinha de artesanato da Pajuçara).

 

Vou discorrer sobre as praias na ordem de proximidade de Maceió, pois é geralmente de Maceió que partem grande parte dos passeios.

 

Praia de Guaxuma - É uma praia que fica a 20 minutos de Maceió e possui uma boa estrutura com diversas barracas de praia. A praia é bem bacana, porém, possui o mar um pouco agitado.

 

Praia de Paripueira - fica a 30 km de maceió, mais ou menos 40 minutos de carro, e possui um bom receptivo na região e conta com uma das piscinas naturais mais bonitas do Estado. É uma ótima opção para os visitantes  passarem o dia na região.

 

 

Praia de Carro Quebrado - Fica a 47 km de Maceió. A praia possui belas paisagens naturais. 

 

 

 Praias do Litoral Sul 

 

Praia do Francês - Fica situada no Município histórico de Marechal Deodoro a 24 km de Maceió. É, juntamente com Maragogi, uma das praias mais conhecidas e visitadas pelos turistas que visitam Alagoas. 

 

 

Praia da Barra de São Miguel - fica localizada a 30 km de Maceió, e a 6 km da Praia do Francês.  É o principal balneário de veraneio dos alagoanos e conta com várias opções de hospedagem (pousadas, hotéis e casas de aluguel) e restaurantes. A praia é linda e ideal para criançada, pois existe uma grande barreira de corais que forma uma longa faixa de praia abrigada, tornando o mar um pouco mais calmo. A Barra possui algumas barracas de praia em vários pontos espalhados da orla. Para quem procura maior conforto existe um receptivo com boa estrutura chamado Praêro. 

 

 

Praia do Gunga - fica localizada a 43 km de Maceió, em uma propriedade particular. Para entrar no local é preciso pagar uma taxa para estacionar. O balneário possui uma parte no mar e outra na lagoa do roteiro. É possível praticar diversas atividades no local, como passeio de jangada, passeio de quadriciclo, passeio de banana boat. Existem vários bares de praia no local. Quem for visitar a região não pode deixar de subir no mirante do Gunga e ter uma das melhores vistas de Alagoas.

 

 

Não deixem de assistir o nosso vídeo mostrando um pouco das belezas de Alagoas:

 

 

Existem várias outras praias em nosso Estado. Recomendo para quem vem nos visitar passar no mínimo uma semana para ter uma pequena noção das principais atrações de Alagoas. Espero que tenham gostado das dicas. Deixe sua opinião! Ela é bastante importante.



Esse artigo foi lido 14178 vezes!

Sobre o Autor

Márcio Aguiar Valença

Um médico que é apaixonado por viagens.

Veja Também