Alagoas

Dicas da Praia do Francês: um paraíso no litoral sul alagoano

A Praia do Francês fica situada no Município alagoano de Marechal Deodoro a pouco menos de 20 minutos de carro do Centro de Maceió e é uma atração bastante conhecida nacionalmente por suas belezas naturais e por ser um dos melhores picos de surfe do Brasil.

Não deixem de ler nosso "GUIA COMPLETO DE MACEIÓ"

Vista do Hotel Ponta Verde Praia do Francês

A região passou por uma grande mudança nos últimos anos e atualmente possui uma ótima infraestrutura para receber os turistas. A orla está super agradável ideal tanto para fazer um bate e volta desde Maceió como para ficar hospedado e passar bons dias de descanso e diversão.

Como chegar:

A estrada que liga Maceió a Praia do Francês é duplicada. Basta pegar a AL 101 sul e ir no sentido de Sergipe. Quando chegar no entroncamento de Marechal Deodoro entra à esquerda no sentido da Praia.

Existem várias empresas que fazem passeio de bate e volta para a região. Muitos deles podem ser comprados pela internet. Na feira do Artesanato da Pajuçara existe uma grande concentração de vans e ônibus que vedem o passeio.

Onde se  hospedadar na Praia do Francês:

A região possui algumas pousadas e hotéis. Ficamos hospedados no Hotel Ponta Verde da Praia do Francês e saímos encantados com a estrutura do local, com o atendimento e com sua localização (fica à beira mar do melhor trecho do Francês).

Pousada Panorama: fica situada a uns 200 metros da praia e é uma ótima opção para quem procura um bom custo benefício. Os quartos são muito legais e a pousada possui um estrutura boa com piscina. Para maiores informações clique aqui.

Pousada Sempre Graciosa: essa pousada também é uma boa pedida na Praia do Francês. Ela fica localizada a poucos metros do mar e possui quartos aconchegantes e um café da manhã muito bom. Clique aqui para fazer sua reserva.

Reservem seus hotéis através dos nossos links (banners) do Booking que estão presentes no site! Ganhamos com isso uma pequena comissão e você não terá nenhum custo extra com isso! Apenas estará nos ajudando a postar todo esse conteúdo grátis.

O que fazer na Praia do Francês :

A região possui diversas atrações. Vejamos as mais conhecidas:

(i) passeio de barco para as piscinas naturais - esse passeio acontece todos os dias, contudo, o horário depende da maré. Fizemos o passeio com o Barco Cristal (possui parte do fundo em vidro sendo possível observar a vida marinha) e gostamos bastante. O passeio teve duração de uma hora e meia e teve duas paradas. A primeira foi em uma Área de Preservação Ambiental onde um mergulhador pegou algumas espécies marinhas (ouriços, estrelas do mar e um polvo) e deu uma verdadeira aula.

A segunda parada foi na em uma pequena piscina natural onde tomamos banho e mergulhamos com snorkel. O passeio custou 30 reais e foi reservado pelo Hotel Ponta Verde.

(ii) Esportes Aquáticos - é possível alugar e ter aula de vários esportes aquáticos como o SUP, surfe, Vela, entre outros;

(iii) mergulho com Snorkel e com Cilindro - na beira mar da praia do Francês existe uma empresa chamada de Ecoscuba onde é possível alugar equipamento de mergulho, fazer o mergulho de cilindro (cursos, batismo ou mergulho credenciado).

Fiz o mergulho de cilindro e fiquei encantado com a vida marinha da região. Cheguei no Centro de Mergulho no horário combinado e recebi as instruções da Flávia (Proprietária) que por sinal é uma pessoa muito gente boa, bastante qualificada, que já mergulhou em vários locais do mundo.

O mergulho teve duração de 50 minutos com profundidade de até 10 metros. Durante o mergulho vi várias espécies de peixes, um cavalo marinho, estrelas do mar. Vale bastante a pena fazer o mergulho em qualquer uma das modalidades.

(iv) Centro histórico de Marechal Deodoro - uma ótima opção é fazer um passeio com um guia local para conhecer as belezas da cidade de Marechal Deodoro e conhecer um pouco mais sobre suas igrejas e história. Para maiores informações acessem esse post específico.

(v) Praias Próximas - para quem vai visitar a região recomendamos conhecer as praias que ficam nos arredores. As principais são: Praia do Saco; Praia da Barra de São Miguel e a Praia do Gunga (todas elas situadas no Litoral sul de Alagoas à poucos minutos da Praia do Francês).

Onde comer na Praia do Francês :

A região vem crescendo mais a cada dia! Existem vários restaurantes e barracas de praia.

Para quem vai passar o dia recomendamos almoçar no Mamo Praia do Francês ou  no polo gastronômico da Massagueira no caminho da volta. Para chegar ao local basta pegar a estrada no sentido de Maceió e pegar o primeiro retorno após a primeira ponte. Após o retorno vire à direita após passar novamente pela ponte. Lá você vai encontrar diversos restaurantes na beira da lagoa onde é possível desfrutar da verdadeira culinária alagoana.

Os principais restaurantes da praia do francês são: Mamo Praia do Francês, Maré Pimenta e o Padrino.

O Mamo Praia do Francês (@mamopraiadofrances) fica localizado na orla a poucos metros do hotel Ponte Verde Praia do Francês. O local possui uma ótima infraestrutura de restaurante e de bar de Praia.

A comida e os drinks são maravilhosos. Pedimos um prato de camarão e outro de salmão e tudo estava fantástico. Na nossa opinião é o melhor lugar da Praia do Francês para passar o dia relaxando.

Jantamos no Restaurante Maré Pimenta e adoramos. O local é de um casal chamado Patrícia e Mário, ela Gaúcha e ele italiano. O restaurante possui uma decoração superbacana e uma culinária italiana maravilhosa. Comemos de entrada um carpaccio de polvo com peixe e de prato principal um Parpadelli de Frutos do Mar, ambos os pratos estavam de tirar o chapéu.

O Restaurante Funciona de terça a domingo, das 18 às 22:30 horas. Telefone para reserva: 82 32601178 .

Não deixem de assistir nosso vídeo e assinar nosso canal do Youtube :

Vejam também nossos outros posts sobre Alagoas:

Principais praias de Alagoas;

5 passeios Imperdíveis em Alagoas;

Marechal Deodoro;

São Miguel dos Milagres;

Porto de Pedras - Praia do Patacho;

Praia de Japaratinga;

Maragogi;

Piranhas.

Enfim, vale muito a pena conhecer esse paraíso, seja para passar apenas um dia ou para montar base para conhecer as várias outras atrações do nosso Estado.

Carregar mais